Sua mensagem foi enviada com sucesso!
NautiFestival reúne o melhor do mercado náutico em Porto Alegre

Notícias

NautiFestival reúne o melhor do mercado náutico em Porto Alegre

19/09/2013
Compartilhar

Começou nesta quarta-feira, 18 de setembro, a primeira edição do NautiFestival, no Centro de Exposições da Fiergs. A partir das 14h, toda a estrutura está pronta para receber visitantes interessados em ver e comprar lanchas, jet skis e equipamentos náuticos. Trinta e três embarcações, de diferentes tamanhos e padrões de acabamento, mostram o que há de mais moderno na indústria mundial de lanchas entre 16 e 35 pés.

Com 686 km de extensão, o Rio Grande do Sul conta com a principal hidrovia brasileira. As águas do estado gaúcho tem levado um número cada vez maior de praticantes de esportes náuticos e navegadores de barcos, com ou sem motor, a investir neste mercado. Por este motivo uma reunião, com esportistas, empresários, a Marinha do Brasil, clubes e autoridades, discutiu “O futuro da náutica no RS”.

Entre os representantes do setor participaram o Delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, o Capitão Fragata Zampieri; o Arquiteto do Gabinete de Desenvolvimento da Orla do Guaíba, Lucas Volpato; o Comodoro do Clube Veleiros do Sul, Lucas Antonio Schneider; o ex-presidente da Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (FEVERS), Manfredo Floricke; Antonio Augusto Ilha, da Associação Rio-grandense de Jet Ski (ARJS); e o empresário Rogério Schroder.

Ilha valorizou a importância que os esportes náuticos tem para os gaúchos, prova disso são os nove títulos brasileiros conquistados apenas em 2013. “Apesar desse histórico de títulos que nossos atletas conquistam todos os anos, ainda somos carentes de estrutura. É fundamental que haja investimentos em infraestrutura para os esportes náuticos, porém tão importante quanto os investimentos é a participação do setor nas decisões, para que essa infraestrutura seja útil e não apenas mais uma obra sem aproveitamento,” afirmou o presidente da ARJS.

O representante da Prefeitura de Porto Alegre destacou a existência de um projeto para a revitalização de Belém Novo - o objetivo é fazer um balneário para atender os interesses da população. Falou, ainda, que o projeto do Cais do Porto é apenas contemplativo, não para o acesso aos esportes náuticos. “Estaremos inaugurando a primeira etapa do projeto, que são restaurantes panorâmicos nos pavilhões do Cais Mauá, já em 2014,” disse Lucas Volpato.

Além da questão do esporte e do lazer, a reunião ressaltou o a importância do setor náutico para o crescimento econômico e do desenvolvimento social, distribuindo renda, gerando empregos, expandindo o turismo e proporcionando melhoria da qualidade de vida. Apenas nos estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mais de 200 empresas trabalham para atender a demanda da região por produtos e equipamentos náuticos.  

Em 2012, o setor náutico movimentou cerca de R$ 20 milhões de reais no Rio Grande do Sul, número que deve crescer 30% em 2013. A expectativa da organização do NautFestival é movimentar cerca de R$ 9 milhões de reais em negócios.

Serviço
NautiFestival
Data: 18 a 24 de setembro
Horário: Das 14h às 22h, nos dias 18, 19, 20, 23 e 24 de setembro; das 10h às 22h, nos dias 21 e 22 de setembro
Local: Centro de Eventos da FIERGS
Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 - Sarandi, Porto Alegre
Tel.: (51) 9595-5484 / (51) 3406.4040
E-mail: contato@nautifestival.com.br
Site: www.nautifestival.com.br

Redação Bombarco
Fonte: Viva Comunicação
Foto: Divulgação