Sua mensagem foi enviada com sucesso!
New River: a avenida aquática da Flórida

Notícias

New River: a avenida aquática da Flórida

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

A equipe do Bombarco visitou a Flórida, nos Estados Unidos, no mês de agosto, para identificar as principais novidades do mercado náutico. Entre um passeio e outro, conheceu o New River, em português, Rio Novo, localizado no centro da cidade de Fort Lauderdale.

O rio margeia toda cidade e lá é possível encontar restaurantes, museus (Museum of Discovery and Science, Historical Society of Ft.Lauderdale Village & Museum), lojas, galerias, barzinhos e cafés.

Os passeios podem ser feitos tanto pelo calçadão que acompanha o New River, o River Walk, de aproximadamente um quilômetro e meio, quanto pelas águas, por meio dos Water Taxi – barquinhos que circulam por ali. Por U$ 15 os passageiros podem entrar e sair de qualquer um dos shoppings, restaurantes etc.

Além da diversão, o New River também tem um papel importante no mercado náutico da cidade e da região. É lá que se concentram as 100 marinas de Fort Lauderdale. São mais de 42 mil veleiros estacionados nas àguas. É intenso o movimento diário de embarcações.

Apesar da frequência dos barcos no New River, as águas são claras, sem lama e pouco poluídas. Tudo porque lá há uma enorme preocupação com a preservação do meio ambiente e da vida marinha. Com programas de conscientização e orientação às empresas náuticas, bem como para velajadores, o estado da Flórida é um exemplo a ser seguido (leia a matéria Vida Marinha – Clique aqui).

Nascente

O New River nasce na região dos Everglades, no sul da Flórida, e corre sentido leste. Depois de passar por Fort Lauderdale, deságua no Oceano Atlântico. Ele está totalmente dentro do Condado de Broward - um dos 67 condados do estado americano da Flórida – e é um dos principais pontos turísticos e de entretenimento da cidade.

Curiosidade

O nome “New River” foi dado pelos navegadores da época da descoberta das Américas. Conta a história que o rio sempre mudava seu ponto de entrada para o Oceano Atlântico, causando certa confusão entres os navegadores. Cada vez que o litoral era vistoriado a localização do rio parecia ter mudado, devido à terra movediça do local, como se alí nascesse cada vez um novo rio. Como cada um fazia um mapa, o local era grafado com a anotação "rio novo". Assim permaneceu até hoje.

Confira as fotos: Clique aqui

Bruna Sales e Vanessa Xavier para Bombarco