Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Novo recorde da Copa Suzuki Jimny

Notícias

Novo recorde da Copa Suzuki Jimny

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

No sábado, 29 de novembro, o veleiro Montecristo, comandado por Julio Cechetto, foi o Fita Azul (primeiro a terminar) a Regata Volta à Ilha - Sir Peter Blake, pela XIV Copa Suzuki Jimny de Vela Oceânica e bateu o recorde da prova, percorrendo 47 milhas (86 km) em 6h05m12 no tempo real. No tempo corrigido, o Montecristo foi o sexto na RGS Geral.

A distância da regata costuma variar entre 40 e 50 milhas, de acordo com a direção do vento, mas até hoje, o menor tempo registrado pertencia ao Lexus Chroma, de Santos, com 8h21m48 obtido em 2013.

A prova de abertura da quarta e última etapa do Circuito Ilhabela reuniu uma flotilha de 26 veleiros que deram a Volta à Ilha. Logo na largada, os barcos foram impulsionados pelo vento leste com rajadas de até 20 nós (35 km/h). O contorno da ilha a partir da Ponta das Canas, ao norte, no sentido horário, permitiu que as tripulações navegassem boa parte do tempo com a vela-balão, içada no vento de popa.

"O vento foi adequado para o barco. Nosso equipamento não é tão novo e tivemos problemas com velas e cabos que exigiram reparos. Andamos bem, mas poderíamos ter sido ainda mais rápidos", afirmou o comandante Cechetto. "Ser o Fita Azul, velejando entre amigos, é o que importa. Corremos várias vezes a Volta à Ilha, mas nunca havíamos vencido," completou.

Força feminina
Única mulher entre os dez tripulantes do Montecristo, Valéria Ravani esté eufórica com a proeza.

"Venci a Copa Suzuki Jimny na classe RGS em 2011 com o Jazz e voltei a sentir essa emoção. Foi um dia excelente, com vento o tempo todo. Depois da Ponta Grossa (nordeste da ilha), o Chroma nos passou, mas, após a Praia de Castelhanos, navegamos mais rente à costa, encurtamos o caminho e abrimos vantagem," contou a velejadora.

O comandante do barco elogiou a velejadora: "A Valéria foi nosso coringa. Trimou a genoa, cuidou da alimentação, que estava deliciosa, e ainda trouxe o champanhe para brindarmos a vitória".

+ Veja mais:
Veleiros à venda no Classificado Bombarco
Dicas para comprar o 1º veleiro
Os veleiros mais desejados do mercado

Fonte: ZDL
Foto: Marcos Méndez/SailStation