Para preservar tradição, Ilhabela cria Escola de Canoa Caiçara

Para preservar tradição, Ilhabela cria Escola de Canoa Caiçara

Um projeto de Ilhabela (SP) irá valorizar uma das principais manifestações da cultura caiçara: a fabricação de canoas artesanais. Assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Fundação de Arte e Cultura (Fundaci), iniciará neste mês a primeira Escola de Canoa Caiçara.

Segundo o secretário executivo da Fundaci, Nivaldo Simões, a produção ocorrerá a partir de madeira apreendida por órgãos ambientais, árvores que caem mata ou ainda retiradas por questão de segurança com autorização municipal. “Desta maneira faremos um resgate de uma tradição, a fabricação de canoas caiçaras em Ilhabela”, destacou.

A fundação já iniciou o credenciamento de monitores e já está com inscrições abertas para os interessados em aprender a arte da produção de canoas artesanais, na sede da Secretaria da Cultura (Vila), Galpão das Artes (Cocaia) e Espaço Arte Sul (Praia Grande). “Assim que tivermos a demanda já iniciaremos a aula”, informou o secretário.

“Vencedora” ao mar
Outro projeto será o restauro de antigas canoas, entre elas, a Vencedora, exposta ao lado da sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila. De acordo com o secretário executivo da Fundaci, a idéia é realizar uma viagem experimental ao redor da Ilha de São Sebastião após a recuperação da embarcação.

Simões ressaltou ainda que há planos de restaurar também uma outra canoa de grande porte, a Capricho, na região sul de Ilhabela. A ideia é deixar a canoa exposta no Centro Cultural, que está sendo construído na Praia Grande.

Corrida de Canoa a motor
Uma tradição também esquecida ao longo dos anos é a corrida de canoa a motor que, a Prefeitura planeja resgatá-la com uma prova entre a Praia do Bonete, extremo sul de Ilhabela, e a Vila, no centro.

A Secretaria de Cultura e a Fundaci trabalham atualmente no cadastramento de todas as canoas existentes no município. A proposta também é promover novas corridas de canoa de longo percurso a remo e à vela.


Redação Bombarco
Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Foto: Divulgação/PMI

Ver mais