Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Passeio e aluguel de veleiros. Saiba tudo!

Notícias

Passeio e aluguel de veleiros. Saiba tudo!

11/05/2018
Compartilhar

Velejar ao sabor dos ventos é uma ótima opção de lazer para casais, em família ou entre amigos. Alugar um veleiro oceânico e realizar uma aventura a bordo proporciona contato muito próximo com a natureza, dá oportunidade de conhecer lugares acessíveis apenas por via marítima e coloca os passageiros em uma situação propícia para estreitar os relacionamentos. Durante a viagem de veleiro dá para escolher entre ficar apenas relaxando e curtindo o lazer ou conhecer melhor a vida a bordo e aproveitar o momento para aprender um pouco sobre as manobras do barco, auxiliar no comando, subir e descer as velas.



Esse serviço é o Charter de Veleiro e existem passeios com duração de um dia - day charter e outros com opção de pernoite no veleiro. Dormir a bordo é uma experiência agradável. Se o assunto te interessou, veja a seguir algumas dicas para saber como se aluga um veleiro e escolher seu próximo passeio ou aluguel de veleiro:

Contratação
A contratação do passeio de veleiro é feita por meio de uma empresa de charter. Se você já tem habilitação náutica e experiência poderá alugar o barco e comandar. Ou você pode contratar o passeio com skipper incluso (quem comanda o veleiro). Nesse caso, verifique se a empresa tem marinheiros experientes, com habilitação náutica. Se os veleiros estão bem cuidados e se a empresa tem estrutura boa para dar suporte em caso de necessidade. Se o barco der algum problema haverá outra embarcação para que você continue seu passeio? Tudo o que acontece no barco é de responsabilidade do skipper e da empresa contratada.

Tipo de veleiro
A escolha do veleiro para o passeio vai depender da quantidade de passageiros. É importante observar as condições do barco, limpeza e conservação e, também, quantas pessoas o barco comporta no caso de pernoite.
Tire todas as suas dúvidas antes de escolher o modelo, a empresa de Charter saberá indicar a melhor opção para cada caso.

Existem veleiros monocasco e os catamarãs (de dois cascos), tanto nacionais quanto importados. Um exemplo de modelo utilizado para passeios é o catamarã Lagoon 42, com 12,8 metros de comprimento. É um veleiro francês que comporta de três a quatro casais com muito conforto e segurança em três ou quatro suítes espaçosas e com vista para o mar. Junto à cozinha fica a sala de jantar perfeita para um bate-papo e um deck que convida para o drink de final de tarde.

Esse Lagoon 42, por exemplo, é o barco mais luxuoso na frota da Wind Charter, empresa especializada em locação de embarcações - charter nacional e internacional, situada em Paraty (RJ). Segundo a empresa, que tem mais 17 veleiros, incluindo um francês Lipari 41, todos os barcos estão equipados com roupa de cama e banho, além de todos os utensílios de cozinha.

Serviços de bordo
Contratar um passeio com skipper, sempre um grande conhecedor da região e especialista em navegação, proporciona mais conforto e comodidade. Outro fator que confere tranquilidade é solicitar um hostes ou steward (mordomo), profissional que vai cozinhar e manter o barco sempre em ordem, abastecê-lo com alimentos e bebidas de acordo com sua necessidade.

A maior parte das empresas de charter oferece serviços complementar como translado ida e volta do aeroporto; pranchas de SUP (Stand Up Paddle); locações com skipper ou sem skipper (exigida carteira de navegação);bote de apoio, entre outros. Verifique quais são as opções com a empresa que estiver contratando o serviço.

Preço do passeio ou aluguel de veleiro
O preço do passeio é relativo ao perfil da tripulação, passeios que serão feitos e tempo de permanência. É muito comum o passeio de um único dia ou de dois dias com pernoite.

Outro fator que determina o valor do investimento para esse tipo de aventura é a contratação dos serviços de bordo como skipper (marinheiro, indispensável para quem não sabe velejar nem tem habilitação náutica) e hostes ou steward (mordomo) - que cozinha e mantém o barco organizado.

O serviço de steward é muito comum no exterior e ainda pouco usado no Brasil. Na Wind Charter, por exemplo, o cliente pode escolher o que quer comer e beber a bordo e a steward se encarrega de fazer as compras no supermercado e colocar as bebidas para gelar.

Mais informações: http://www.windcharter.com.br

Redação: Vanessa Leme
Foto: Divulgação