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01/01/1970
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Piloto automático para barcos: Conforto, economia e segurança
Comandar o leme do barco é boa parte do prazer de navegar, mas fazer isso por horas pode ser desgastante, mas felizmente a tecnologia oferece alternativas. “Imagine a situação onde o comandante precisa navegar do Guarujá até Angra (aproximadamente três horas). Sem o piloto automático o comandante precisaria manobrar o leme durante toda a viagem. Com o piloto automático, basta o comandante traçar a rota no GPS e mandar o piloto seguir,” explica Giuliano Sestini, da Marine Express.
E esse conforto maior para condutor e passageiros vem com mais dois benefícios para você e seu barco. economia de combustível e segurança.
O primeiro se dá porque a navegação do piloto automático é mais alinhada que a navegação manual, e, por isso, mais curta e com menos consumo de combustível. E o segundo é fruto da atenção extra que o comandante pode dar ao mar e outros equipamentos (GPS, radar e sonda), quando não precisa ficar focado no leme.
Novidade
Recentemente a Raymarine lançou aqui no Brasil sua nova linha de pilotos automáticos para barcos, o Evolution, que, como o nome indica, traz uma evolução para o mercado náutico: a aposentadoria dos sensores magnéticos de rumo (fluxgates) com a introdução de um novo sensor em estado sólido a prova de água EV-1 – mesma tecnologia usada pela NASA.
Os sensores internos do Evolution têm leituras em nove eixos, permitindo que o piloto automático sinta todas as movimentações do barco com uma precisão sem precedentes. Além disso, os sensores não sofrem interferência magnética e podem ser instalados em qualquer lugar do barco.
Esse novo sensor EV-1 lê informações até 100 vezes por segundo e vai corrigindo erros de trajetória, o que significa que o piloto automático se ajusta automaticamente o tempo todo, buscando um comportamento ideal para o barco.
O Evolution tem ainda três modos de navegação: um econômico, um de cruzeiro e um de desempenho. O primeiro permite mudanças na trajetória e é indicado para longas viagens; o último segue a rota traçada com precisão; e o Cruise tem regulagem intermediária.
A nova linha de pilotos automáticos da Raymarine possui interface com os displays das séries A, C, E e GS, tendo operação total através deles e dispensando o uso de um display só para o piloto.
Instalação
Pilotos automáticos são compatíveis com uma grande variedade de embarcações. Desde pequenos veleiros com direção por cana de lema até megaiates com sofisticados sistemas.
E a instalação, no caso do Evolution, é razoavelmente simples, mas o tempo do serviço varia de barco para barco, por causa da dificuldade que cada embarcação apresenta em passar os cabos do sistema.
Giuliano Sestini apresenta duas situações modelo:
1) Pequeno barco a motor com apenas um comando: tempo aproximado de instalação de um dia.
2) Iates com dois comandos: Depende da quantidade de acabamentos que precisarão ser desmontados para a passagem dos cabos. Pode levar um dia ou uma semana. Deve ser orçado caso a caso após visita de nossos técnicos a bordo.
Preço
Um kit de piloto automático com display, sensor EV, central processadora, bomba hidráulica e cabos do novo Evolution para uma embarcação de um comando e médio porte tem valor sugerido de R$ 14.299,00.
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Marília Passos para Bombarco
Fotos: Divulgação/Raymarine