Quem acompanha as competições de moto aquática (jet ski) no Brasil e no mundo, conhece o nome as manobras do piloto baiano Bruno Jacob, de 25 anos. Mas o que nem todo mundo ainda sabe é que, nas últimas competições de Jet Ski Freeride pelo mundo, Bruno tem competido com um equipamento criado por ele mesmo: o GiroX.
Formado em Engenharia pela Universidade Salvador em 2012, Bruno uniu seu conhecimento científico à experiência como piloto para criar seu próprio jet ski em parceria com Clayton Lopes, seu técnico, mecânico e sócio na BJ Industry, que fabrica as motos aquáticas.
A ideia para criar o próprio jet ski veio da observação. “Ao longo desses quase 11 anos praticando o esporte, percebi diversos detalhes que deveriam e poderiam ser melhorados em produtos que utilizava de outros fabricantes. Ser atleta é muito importante para realmente saber onde vamos fazer a diferença,” conta Bruno, que passou 18 desenvolvendo projeto e seis meses testando a moto aquática.
“Tudo foi criado devido à necessidade de ter um equipamento com menor custo e que suprisse os detalhes específicos do esporte com sustentabilidade. Aliado à oportunidade de quando estava me formando, resolvemos criar um casco com mais estabilidade, mais fácil de executar as manobras, mais leve e com mais resistência,” completa o atleta engenheiro, ressaltando que 95% dos produtos usado para criar o Giro é reciclável.
A equipe estava focada em criar um equipamento mais leve, que facilitasse a execução de manobras, estável, sustentável e, principalmente, com baixo preço. Um GiroX completo , com tampa, placa, cavas personalizadas, saída de escapamento, válvula de saída de água, tapete emborrachado e trava especial para tampa, custa U$ 4.500,00.
E apesar de ter sido criado por quem us a o equipamento em competições, o jet ski não é exclusivo para atletas. “Desde o início nossa ideia foi popularizar o esporte,” conta Bruno, garantido que o jet ski pode ser usado tanto para competição quanto para lazer.
O Girox já tem seis modelos produzidos e oito vendidos, e os exemplares estão distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, pilotos do Peru, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos já têm uma unidade.
Bruno e Clayton prometem novidades em breve, mas fazem suspense, garantido apenas “seguir na mesma linha sempre buscando nosso objetivo inicial: qualidade, satisfação do cliente, sustentabilidade com preço baixo para popularizar o esporte”.
Saiba mais sobre a trajetória de Bruno Jacob como piloto! Atualmente, ele ocupa o sétimo lugar no ranking Mundial de Freeride.
Marília Passos para Bombarco
Fotos: Darcy Luchinni
