Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Pilotos de robôs subaquáticos participam de expedição em alto mar

Notícias

Pilotos de robôs subaquáticos participam de expedição em alto mar

13/04/2011
Compartilhar

Nesta sexta-feira, dia 15, quatro alunos já formados como pilotos de ROV (sigla em inglês para robôs subaquáticos controlados remotamente) embarcarão em uma expedição em alto mar.

Eles passarão quatro dias a bordo de uma embarcação, que sairá de Santos, no litoral Norte de São Paulo, para aprimorarem seus conhecimentos e aprenderem na prática sobre navegação e segurança no mar, enquanto realizam missões reais com os submarinos robôs. A expedição faz parte do curso de Piloto Avançado de Micro ROV, a última etapa da qualificação de pilotos, promovida pelo Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR).

Durante a expedição, a primeira turma do curso avançado vivenciará missões reais da rotina de um piloto profissional. Eles realizarão tarefas como inspeção de cascos de embarcações, estruturas de cais e de tubulações, reconhecimento de navios naufragados e de animais marinhos, além de apoiar mergulhadores em pesquisas científicas. Os pilotos vão operar os ROVs, que estarão no fundo do mar, por controle remoto, de dentro da embarcação, e monitorar os movimentos, através das câmeras e sensores dos submarinos robôs.

Mercado

Os pilotos de micro ROVs podem ser inseridos no promissor mercado de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. O profissional também pode atuar em operações de segurança, inspeção de obras de engenharia sob a água, em missões de resgate subaquático e em pesquisas de arqueologia, oceanografia e biologia marinha.

A área carece de profissionais e, por isso, trata-se de uma atividade bastante valorizada. No mercado offshore de óleo e gás, um trainee pode começar recebendo um salário de até R$ 3 mil. Já quando piloto formado pode vir a ganhar mais de R$ 10 mil por mês.

Redação: Bombarco
Fonte: Start Press Comunicação - http://startcomunicacao.wordpress.com/

Foto:  Bia Boleman