Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Pinguins e lobo-marinho reabilitados voltam ao mar no Litoral Norte de São Paulo

Notícias

Pinguins e lobo-marinho reabilitados voltam ao mar no Litoral Norte de São Paulo

25/01/2013
Compartilhar

Na terça-feira, 23 de janeiro, 66 pinguins e um lobo-marinho foram liberados no mar, após receberam tratamento de reabilitação no Instituto Argonauta, em Ubatuba. Os animais, que migraram da costa da Patagônia, Argentina, Ilhas Malvinas e Uruguai para a costa brasileira, agora, terão a chance de voltar às regiões de origem, em operação que teve apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Marinha do Brasil.

“A escolha da data e do ponto de soltura destes animais foi planejada de acordo com as condições de ventos e correntes marítimas que possibilitarão o retorno às colônias de reprodução”, explica Hugo Gallo, coordenador da operação, Oceanógrafo e Diretor Executivo do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba.  

Grande maioria dos animais que chegam ao Brasil são jovens com menos de um ano de vida que se lançam ao mar todos os anos em busca de alimento. Alguns são encontrados nas praias, debilitados e precisando de cuidados de reabilitação. Por isso, são encaminhados ao Instituto Argonauta, onde recebem tratamento individual com foco no aumento da temperatura corpórea, ganho de peso e hidratação, além de outros procedimentos específicos de recuperação.

Os 66 pinguins poderão ter seus trajetos monitorados pelos técnicos, por meio de anilhas (anéis metálicos de identificação) inseridas em cada espécime, o que permite a recuperação de informações, caso sejam reencontrados por alguém.

Esta é a segunda vez que acontece a soltura de animais reabilitados em São Paulo, sendo a primeira realizada em 2008.

 

Saiba mais sobre o Instituto Argonauta

- Centro de Reabilitação cuida de animais marinhos no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro

 

Redação Bombarco
Fonte: Aquário de Ubatuba
Fotos: Divulgação/Aquário de Ubatuba