Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Posso segurar barco antigo ou velho?

Notícias

Posso segurar barco antigo ou velho?

07/04/2022
Compartilhar

Barcos são bens duráveis, e não é à toa que modelos com mais de 10 anos de uso estão disponíveis para venda. Inclusive, há empresas especializadas em reformas de barcos para torná-los mais modernos.

 

E como podem ser utilizados para os mais diversos fins, como pesca, transporte, turismo, esporte e recreação, o número de compradores cresce a cada dia.

 

Muitas pessoas sequer sabem que existem seguros náuticos e, por esse motivo, deixam de garantir essa segurança para suas embarcações. Por outro lado, muitos acreditam que só é possível segurar modelos novos.

 

Pensando nisso, o Bombarco convidou o Fábio Avellar da Brancante Seguros para responder essa e outras perguntas. 

 

Como funciona o seguro náutico de barco antigo?

 

Assim como ocorre com os automóveis, é comum a diferenciação de barcos entre antigos e velhos. Certos aspectos serão levados em consideração ao determinar essas diferenças.

 

Podemos considerar que os barcos antigos são aqueles que permanecem em bom estado de conservação e estão aptos a navegar mesmo após anos de uso. Enquanto os barcos velhos são aqueles que já estão deteriorados, não sendo adequados para navegações e contratação de seguros.

 

Para quem tem interesse em comprar barcos antigos, Fabio Avellar traz uma boa notícia: não há restrição de idade da embarcação para fazer seguro náutico.

 

“Então isso significa que eu posso segurar barco antigo?” Não só pode como deve. Inclusive, a Brancante possui embarcações seguradas com mais de 60 anos de idade.

 

No entanto, há uma limitação: o barco deve ser da categoria esportiva e recreativa. Embarcações destinadas ao turismo, como escunas, por exemplo, não podem contratar seguro náutico, independentemente da idade.

 

Barcos antigos representam maior risco do que os novos?

 

A resposta é não. Barcos antigos não representam necessariamente mais riscos do que os novos. É preciso ressaltar que ter mais recursos e tecnologias não significa necessariamente maior segurança.

 

Na verdade, é até possível encontrar barcos com mais de 20 anos que estão em melhores condições do que barcos com pouco uso.

 

Tudo isso se deve aos cuidados que o proprietário tem com a embarcação. Isso envolve até mesmo uma marina confiável e realizar as manutenções preventivas em dia.

 

Certamente, as embarcações mais antigas precisam de um pouco mais de critérios durante a avaliação, com uma análise mais detalhada. Fora isso, não representam maior ou menor risco para seguradoras ou usuários.

 

Abaixo estão algumas das principais diretrizes que as corretoras costumam considerar quando o assunto é seguro de barco antigo.

 

Diretrizes para seguro náutico de barco antigo

 

Os corretores de seguros marítimos irão analisar as condições gerais do barco, e não a sua idade. Mesmo que um barco tenha 03 ou 20 anos, eles estarão atentos a coisas como:

 

- Bom estado de estanhamento;

- Condições dos fusíveis;

- Estado de vela e motor;

- Qual é a condição da válvula de casco;

- Se há algum problema estrutural com o barco;

- Se teve algum reparo recente;

 

Incluindo, as condições de todas as outras partes principais do barco.

 

Dessa forma, o valor do seguro pode ser definido após uma vistoria prévia da corretora para a avaliação destes e de outros itens. Se o barco estiver em ordem e não houver danos importantes, não há motivo para não permitir a apólice.

 

Relembrando, o que vale quando o assunto é seguro de barco antigo é o estado de conservação. Dessa forma, não importa quantos anos a embarcação possua, mas sim que ela esteja apta para a navegação.

 

Atualmente, existem empresas especializadas em transformar barcos antigos, agregando recursos modernos como plataforma submersível, espaço gourmet e até teto coberto.

 

Essas reformas vão impactar muito na qualidade de vida e conforto dos passageiros durante a navegação e ainda vão agregar valor ao barco.

 

Assista agora ao vídeo completo e acompanhe mais detalhes sobre o assunto. 

 

 

O Bombarco é parceiro da Brancante Seguros e confia nos serviços altamente qualificados desta empresa que atua no mercado náutico há mais de 25 anos e é a maior especialista na área de seguros de barcos, lanchas, veleiros, jet-ski e marinas.

 

Clique no link abaixo e aguarde o contato dos especialistas da Brancante Seguros para saber mais sobre seguro náutico.

 

 https://www.bombarco.com.br/seguro-nautico-simular

 

Se você gostou deste conteúdo, siga o Bombarco no Instagram no Facebook e também no Youtube. 

 

Redação Bombarco