Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Preparativos finais para a largada da Volvo Ocean Race

Notícias

Preparativos finais para a largada da Volvo Ocean Race

21/10/2011
Compartilhar

Em Alicante, na Espanha, pouco mais de uma semana antes da In-port Race e valendo pontos para a Volvo Ocean Race, as equipes e suas tripulações fazem os últimos e decisivos reparos nas embarcações para que os equipamentos sejam oficialmente aprovados pelo comitê de medição da organização.

Com a primeira disputa marcada para o sábado (29/10), os projetistas trabalham seguindo as regras da classe “Open”, que estabelece limites e especificações técnicas, como os requisitos básicos de tamanho, mastro e altura. Porém, as velas também estão sujeitas a limites de dimensão, por exemplo, com uma área vélica máxima para o balão de 500 m² e de 175 m² para a vela principal.

O Team Telefónica da Espanha anunciou o término do processo de medição de seu barco. O brasileiro Horácio Carabelli, que tem a função de diretor técnico, reforça a importância desse processo para uma aventura de 39 mil milhas. “É importante fazer o dever de casa para evitar perda de tempo”, conclui o projetista.

Volvo Ocean Race - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante no dia 29 de outubro de 2011 e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 julho de 2012.

As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda). Seis equipes estão na disputa de uma das maiores provas da vela mundial.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – Assessoria de imprensa
Foto:
Ian Roman / Volvo Ocean Race