- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
Problemas no veleiro tiram Sanya da disputa da segunda perna da Volvo Ocean Race
Nesta quinta, dia 22, o chinês Sanya, que liderava a segunda perna da Volvo Ocean Race, precisou deixar oficialmen- te a prova por problemas no veleiro. Durante a disputa da primeira perna, os chineses também abandonaram a prova por problemas no mastro. Dessa vez, a embarcação teve o estai intermediário (cabo chamado de D2 que liga a cruzeta ao mastro) quebrado e precisou retornar à Ilha de Madagascar para reparos. O Sanya liderava a flotilha com 200 milhas náuticas, ou 370 quilômetros, de vanta- gem quando o estai quebrou. Agora o time do Sanya precisará definir a logística para levar o barco até Abu Dhabi, local onde será encerrada esta parte da competição.
Nesta etapa da VOR, para evitar ataques de piratas, os barcos precisarão parar em uma zona protegida no Oceano Índico. A localização exata dessa área não foi divulgada. O esquema de pontuação da segunda perna também foi alterado. O vencedor até a zona protegida conquistará 80% dos pontos.
O francês Groupama foi o primeiro a chegar à área de segurança, utilizando a estratégia de fazer um caminho mais longo em busca de melhores rajadas de ventos. O Puma foi o segundo a chegar até a área de protegida, seguido pelo Telefónica.
No total, o trajeto da segunda perna da Volvo Ocean Race percorrerá 5.430 milhas náuticas, ou 10.060 quilômetros. A flotilha partiu da Cidade do Cabo, na África do Sul e seguirá até os Emirados Árabes.
Confira a classificação da VOR:
1° - Telefónica - 37 pontos
2° - Camper - 34 pontos
3° - Groupama - 24 pontos
4° - Abu Dhabi - 9 pontos
5° - Puma - 9 pontos
6° - Sanya - 4 pontos
Redação: Bombarco
Fonte: ZDL Comunicação
Foto: Diego Fructuoso/Team Telefonica