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Rafael Ferreira lidera a nova geração de empresários da náutica nacional

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Rafael Ferreira lidera a nova geração de empresários da náutica nacional

20/05/2021
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Ele poderia ter se acomodado no conforto de ser o herdeiro do maior estaleiro da América Latina, a Fibrafort, mas resolveu ir à luta para beneficiar o mercado como um todo. Para cumprir essa missão, de “oferecer soluções e inovações ao consumidor da náutica a preços justos”, Rafael Ferreira fundou a RB Parts Focker e assumiu o cargo de Vice-Presidente da Associação de Desenvolvimento Náutico Nacional.

 

Nessa entrevista exclusiva para o Bombarco ele conta um pouco de sua trajetória e onde pretende chegar.

 

Rafael, conte-nos um pouco da sua história com o mercado náutico e como começou a atuar na área.


Rafael: O estaleiro Fibrafort tem 31 anos e eu 35, então cresci junto ao estaleiro acompanhando meu pai no trabalho quando criança e, ainda adolescente, comecei a trabalhar junto com ele. Sou formado em Administração de empresas com MBA em Gestão de Negócios. Estou na náutica desde sempre, porém quando comecei a trabalhar no estaleiro, fazia somente trabalhos internos, ainda sem entender como funcionava o mercado Náutico. Com 18 anos, participei de minha primeira feira náutica e daí em diante passei a estar sempre junto aos negócios do estaleiro.

 

Quais áreas da náutica você já atuou?


Rafael: Já atuei em Marketing, vendas e novos projetos dentro do estaleiro. Estive à frente do projeto comercial F420 Gran Coupé da Fibrafort, no qual atuo comercialmente desde o lançamento do modelo e já estamos com 94 unidades vendidas em pouco mais de 5 anos e meio de comercialização. Atualmente, junto à ADNN (Associação de Desenvolvimento Náutico Nacional), buscamos um projeto de melhoria do mercado náutico brasileiro.

 

Como surgiu a RB Parts e quais os principais desafios, conflitos e certezas no negócio?


Rafael: A RB Parts nasceu de uma demanda exclusiva do consumidor Focker. Por ser o maior estaleiro da América do Sul em unidades produzidas (hoje mais de 17 mil barcos), o cliente Focker tinha muita demanda de peças e acessórios originais de fábrica, então foi onde eu entendi ser uma oportunidade dupla: abrir um novo negócio e ainda fidelizar o consumidor Focker. Passamos a ser a primeira distribuidora de peças e acessórios de uma marca exclusiva de barcos no Brasil. Logo na sequência do início do nosso trabalho na RB, notei que o consumidor vinha até a empresa às vezes para comprar ou só buscar sua peça e constantemente pedia outros acessórios, como eletrônicos, salvatagem, ancoragem e muitas vezes até novas ideias de como se divertir à bordo com a família.

 

Como eu constantemente frequento feiras náuticas mundiais para ver o que é tendência de mercado à nível mundial, comecei a ver produtos que cairiam muito bem no mercado brasileiro. Também surgiram algumas ideias como, por exemplo, a criação de uma máquina de Gelo (Icemaker) tri-volt, sendo 110, 220 e a única no mundo 12 VOLTS, dispensando completamente o uso de um gerador de energia no barco. A máquina ainda conta com toda uma estrutura de inox 316, ideal para produtos que têm contato com a maresia e pode ser comprada direto no site da RB Parts. Esses itens novos, como tapete flutuante, alto falantes em LED, Icemaker, bóias diferentes, ganharam uma marca exclusiva no Brasil, a YouRoo, marca registrada da RB Parts.

 

Abrimos a empresa com a certeza de que temos a missão de oferecer soluções e inovações ao consumidor da náutica a preços justos! Infelizmente, o mercado como um todo trata muito mal o consumidor quando o assunto é preço para produtos náuticos. Eu considero isso algo inadmissível e que contribui para que o "freio de mão" do mercado permaneça puxado no Brasil. É claro que certos produtos tem seu alto custo de desenvolvimento e fabricação, por serem certificados, têm a necessidade de apresentar uma grande resistência em ambientes inóspitos, etc. Mas muitos produtos poderiam custar muito menos no Brasil, se não fosse a tal taxa da náutica e a alta incidência de impostos.

 

O que o levou a investir e trabalhar com produtos diferenciados e inovadores?


Rafael: O consumidor brasileiro da náutica é bem dinâmico, gosta muito de inovação. Mas infelizmente no Brasil, poucas indústrias náuticas tem a capacidade de inovar, até pelo alto custo dos projetos e payback muito longo, uma vez que o mercado é muito menor do que se pensa. Foi com essa visão que busquei em mercados desenvolvidos, onde tem lançamentos de diversas soluções/inovações todos os anos e trago o que consigo para o Brasil.

 

 

O iAqua, por exemplo: eu conheci uma scooter subaquática de alta performance em uma feira nos Estados Unidos em 2007. E, naquele dia, eu fiquei encantado com a experiência que ela proporciona embaixo d'água em velocidade, e coloquei na minha cabeça que ainda teria uma dessas scooters. Dali em diante, em todas as feiras que eu frequentava, eu ia até o stand desse produto, visitava, ficava olhando, objetivando que eu ainda teria um daquele para mim. Até o momento em que surgiu o iAqua e eu tive a oportunidade de adquirir uma unidade para testes da RB Parts e, futuramente, para meu uso pessoal. Os testes deram tão certo e o produto é de uma qualidade tão excepcional que acabei fazendo uma proposta para a empresa, e me tornei o representante oficial da iAqua na América do Sul. 

 

Como enxerga a recepção do mercado náutico para estes produtos?


Produtos de inovação com alta tecnologia, como a Scooter Subaquática de Alta Performance iAqua, o consumidor olha com desconfiança ainda. Para isso, fazemos testes imparciais com veículos de comunicação do mercado que são autoridades, como o Bombarco, que mostra ao consumidor exatamente o que é o produto, dando números do teste, sua impressão e a ficha técnica completa. Quanto à produtos com uma menor tecnologia, como o tapete flutuante, bóias, etc. o consumidor se engaja mais, até porque o uso é mais na diversão e estes produtos acabam sendo sempre um enorme sucesso.

 

Como vê osegmento náutico na atualidade e o que pretende trazer daqui pra frente?


A pandemia trouxe um aquecimento enorme de mercado, temos na empresa setores de desenvolvimento de produtos específicos Focker, como extensões de plataformas, espaços gourmet e também outros produtos com demanda dos consumidores. E também o setor de Desenvolvimento de novos produtos para o Brasil, ou seja, produtos inovadores a nível mundial, mas que ainda não pintaram por aqui.

 

 

 

Conheça mais sobre os produtos náuticos da RB Parts Focker: www.rbparts.com.br

 

Entrevista e revisão: Equipe Bombarco