Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rally Náutico é nova opção de esporte e lazer

Notícias

Rally Náutico é nova opção de esporte e lazer

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

O Rally Náutico é uma modalidade de regularidade que há 10 anos é praticado no Brasil. A modalidade nasceu inspirada no Off-Road (fora de estrada), que designa atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite. Foi, então, adaptada para os mares. Como em todo rally de regularidade, o que importa não é chegar em primeiro lugar, o importante é cumprir um trajeto predeterminado em um tempo igualmente pré-estabelecido.

Segundo Thiago Bazzanella, responsável pelo departamento comercial da Marina Tedesco, no Balneário Camburiú, SC, o novo esporte aquático ganha cada vez mais adeptos: “No ano passado, durante o 2º Rally Náutico realizado na marina, tivemos 40 embarcações inscritas e mais de 150 visitantes. Cada vez aumenta mais o número de participantes”.

Este ano a expectativa da marina é receber um número ainda maior de inscrições para o 3º Rally Náutico, que acontece de 4 a 7 de setembro, na própria marina, em Santa Catarina.

Características

Segundo Glênio Marcelo Cogo, consultor e organizador de Eventos Esportivos, um Rally Náutico pode ser dividido em dois aspectos: social, “pois é uma oportunidade de confraternização de adeptos do meio náutico e é uma ótima chance para patrocinadores em potencial apresentarem produtos e serviços”, e técnico “os competidores são avaliados durante o percurso em vários Postos de Cronometragem Virtuais (PCs), que são coordenadas cartográficas de passagem obrigatórias, onde cada competidor possui hora, minuto e segundo ideal de passagem. Esta avaliação é realizada com a coleta dos registros gravados nos dataloggers instalados em cada embarcação previamente na largada e recolhidos ao final da prova”, explica.

Ainda segundo ele, a cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal, estipulado, o competidor perde 1 (um) ponto e a cada segundo adiantado em relação ao seu tempo ideal o competidor perde 2 (dois) pontos: “Fica evidente que quem navegar em velocidade superior à estabelecida perde o dobro de pontuação”, comenta Cogo.

Outro lado bastante importante de um Rally Náutico, é a busca da aproximação entre comandantes e navegadores na aplicação e uso do sistema GPS, visando uma navegação mais segura por meio das tecnologias existentes, como por exemplo, as cartas náuticas digitais, além de trazer para o meio náutico uma modalidade esportiva que agrega famílias com a participação de casais, pais, filhos, netos.

Confraternizações

O Rally Náutico, geralmente dura cerca de quatro horas. Durante a prova existem os neutralizados, chamados também de Pit-Stop, onde o competidor realiza a parada de sua embarcação em tempos que variam de quarenta minutos à uma hora e meia: “É nesta hora que os participantes realizam as confraternizações e a troca de conhecimentos”, explica Glênio.

Ao final da prova, todos os envolvidos na competição são convidados a participar da entrega de relatórios de desempenho e da cerimônia de premiação dos melhores colocados, na base de organização do evento. “Em alguns eventos a divisão de categoria ocorre por nível técnico Comandante/Navegador, outros por tamanho das embarcações participantes”, finaliza Cogo.

Bruna Sales para Bombarco
Foto: divulgação