Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regata Ecológica Nossa Guarapiranga atrai 28 veleiros para a represa

Notícias

Regata Ecológica Nossa Guarapiranga atrai 28 veleiros para a represa

01/10/2012
Compartilhar

O sol e os ventos fortes que sopraram no sábado (29) à tarde animaram os velejadores paulistanos, que compareceram em peso à disputa da Regata Ecológica Nossa Guarapiranga. O evento, que teve organização do Yacht Club Santo Amaro e apoio da SABESP e do Governo do Estado de São Paulo, contou com a participação de todos os clubes ativos da represa.

A Regata Ecológica Nossa Guarapiranga foi idealizada pelo velejador Marcos Ferrari para promover uma conscientização a respeito das ações de preservação ambiental realizadas pela SABESP na represa. "Os velejadores foram até a ecobarreira próxima ao Clube de Campo São Paulo e puderam ver como funciona toda a estrutura. Depois, ainda assistiram a uma palestra sobre o trabalho da Sabesp. O retorno foi ótimo, vi muita procura por mais informações sobre as ações na represa", explicou Ferrari.

Com rajadas de vento que ultrapassaram os 15 nós, no quadrante leste, o cenário foi ideal para a realização da regata, que reuniu 28 veleiros Mini Oceânicos, entre eles representantes das classes Mini Oceano G3, Mini Oceano G2, Marreco 16, Day Sailer e Poli 19, paralímpica. O evento também abria espaço para a participação de quem quisesse apenas passear, mas todos os barcos decidiram participar da disputa.

"O Yatch Club Santo Amaro disponibilizou um sistema de som voltado para a represa, e pude explicar aos velejadores todos os procedimentos e etapas da disputa. Para muitas pessoas, acabou sendo um aprendizado, a primeira experiência numa regata", destacou Ferrari. O evento ainda contou com uma cerimônia de premiação aos competidores da regata. "A regata superou as expectativas mais otimistas, deixou um gosto de quero mais. E teremos mais. Lutarei para realizarmos ainda este ano uma nova prova, que deverá ter recorde de participantes. A Represa de Guarapiranga merece."

 

Resultados

Mini Oceano G3
1º - Prozac (Márcio Finamori) - Sailing Center
2º - Monforte (Marco Antônio Almeida Prado) - Clube de Campo Castelo
3º - Rala e Rola (Francisco Felippe) - Clube de Campo Castelo

Mini Oceano G2
1º - My Toy (Paulo Magalhães) - Sailing Center
2º - Max (Bruno Gallo) - Sailing Center
3º - Absoluto (Domingos "Mingola" da Silva Júnior) - Tempo Wind Clube

Marreco 16
1º - Poita (Cássio Lopes) - Clube de Campo Castelo
2º - Marlin (Victor Neubern) - Clube de Campo Castelo
3º - Adesso (Wilson Kato) - Clube de Campo Castelo

Poli 19
1º - Pescador
2º - Maui
3º - Kronus

Limpeza e preservação da Guarapiranga

O trabalho de limpeza e preservação ambiental da Represa de Guarapiranga foi iniciado em junho de 2011 pela SABESP, e atua em três eixos: remoção de lixo, reflorestamento e controle de plantas aquáticas.

O reservatório, que abastece 4 milhões de pessoas no Estado de São Paulo, possui hoje 11 ecobarreiras instaladas em diferentes pontos, retendo o lixo que chega dos córregos. Esse material é recolhido diariamente por barcos pequenos e levado para aterros sanitários. Além disso, uma embarcação maior captura o lixo profundo, até seis metros submerso na represa.

Uma outra embarcação retira o excesso de plantas aquáticas dentro da represa - na Guarapiranga, existem mais de 80 tipos de macrófitas, como são chamadas. E as Ilhas e margens da represa já receberam o plantio de mudas, que têm como função recuperar a vegetação e evitar a erosão do solo.

 

Marcos Ferrari

O velejador Marcos Ferrari iniciou nesta temporada uma campanha pela vaga nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015 na classe Hobie Cat 16, hoje a mais importante classe multicasco no Brasil, ao lado de Priscila Ralisch. A dupla já conquistou a medalha de bronze no Norte-Americano de Hobie Cat, em abril, e vem se preparando para o Campeonato Brasileiro, em Fortaleza, em novembro.

Também fazem parte da preparação da dupla, que por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte tem o patrocínio da BMW Motorrad, Brinquedos Bandeirante, Viação Cometa, Viapol, Singer, Torrent e Contech, e apoio da Garmin, Nikon, Oakley, Santa Constância e YCSA, algumas disputas em regatas de longa distância a bordo de catamarãs, no Brasil.

Marcos fez parte da Equipe Olímpica Brasileira na classe 49er em dois ciclos. Fora da água, o atleta também é um divulgador da vela em emissoras de TV como ESPN Brasil.

 

Redação Bombarco
Fonte: Local Comunicação
Foto: Divulgação