Aconteceu no último domingo, 05 de fevereiro, a regata-treino da Semana Brasileira de Vela, que aconteceu em Búzios, no Rio de Janeiro. A competição que segue ao longo dessa semana ajudará a definir o time que representará o Brasil nas Olimpíadas de Londres, em julho deste ano.
Às 13h de ontem, os 70 velejadores das nove classes olímpicas presentes em Búzios foram para a água para correr a regata de abertura. O dia de ontem serviu para que os competidores acertassem os últimos detalhes para as disputas que começam nesta segunda, dia 06.
A Semana Brasileira de Vela é a segunda etapa do processo seletivo do time olímpico brasileiro. A primeira etapa aconteceu em dezembro de 2011, no Mundial de Perth, na Austrália, onde 75% das vagas olímpicas foram disputadas entre os países participantes.
Os brasileiros que conseguiram classificar o país no Mundial começam a Semana de Vela com a vantagem de um ponto. Outro ponto estará em jogo durante esta semana de competição. Caso aconteça empate, o Troféu Princesa Sofia, que será disputado em Palma de Maiorca, na Espanha, servirá como desempate. Já para as classes 49er e 470, masculina, barcos que não se classificaram na Austrália, o desempate será nos Campeonatos Mundiais de cada classe.
Ao longo da semana os participantes disputarão 11 regatas – com exceção da 49er que participará de 16 regatas – e até o sábado, dia 11, o Brasil já deve ter quase toda a equipe olímpica definida.
A única classe que não está presente em Búzios é o Match Race Feminino, que está fora do torneio olímpico após a eliminação precoce do time brasileiro no Campeonato Internacional de Miami, que definia as três últimas vagas para os Jogos de Londres.
Veja também:
Redação: Bombarco
Fonte: ZDL Comunicação
Foto: Márcio Rodrigues/MPIX
