Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regatas da Pré-Olímpica de Vela 2010 já começaram em Brasília

Notícias

Regatas da Pré-Olímpica de Vela 2010 já começaram em Brasília

23/12/2009
Compartilhar

A Pré-Olímpica de Vela de 2010 começou oficialmente nesta segunda-feira (22), com a Cerimônia de Abertura no Iate Clube de Brasília, DF. Durante os próximos dias serão disputadas provas nas classes Finn, Laser, Laser Radial, 49er, 470 e RS:X para definição da Equipe Brasileira de Vela de 2010.

Nesta terça-feira, 23, em três raias do Lago Paranoá, no Iate Clube de Brasília as regatas já começaram a ser disputadas. Foram realizadas regatas das Classes Finn (masculino), Laser (masculino), Laser Radial (feminino), 49er (masculino), 470 (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino). Aconteceram, ainda, pesagem das tripulações de Star e de Match Race Feminino e resoluções de pendências das medições dos barcos. Além de treinamento das equipes de Match Race (feminino), cuja competição começa nesta quarta, assim como o Star (masculino).

A definição dos velejadores na equipe de 2010 levará em conta também os resultados nos Campeonatos Brasileiros, com exceção do Star, que contará as posições finais no Campeonato Mundial, realizado em janeiro, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

A Equipe Brasileira de Vela tem Robert Scheidt / Bruno Prada, no Star, e Fernanda de Oliveira, no 470, como membros-natos, já que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respectivamente, na Olímpíada da China, disputada em Qingdao, em 2008.

Com exceção do Star, que terá 9 regatas (a partir de quarta-feira), estão previstas 11 provas para as outras classes, sendo no máximo três por dia. Para o torneio ser validado, pelo menos quatro provas deverão ser realizadas. De seis a oito regatas, os participantes terão direito a um descarte. Com mais de oito provas, os dois piores resultados de cada velejador deverão ser descartados.

Laser surpreende - O Match Race também começa na quarta-feira, 24, com duas rodadas "todos contra todos", seguido de uma semifinal e final. Os barcos a serem utilizados são os da Classe Microtoner 19. A Pré-Olímpica recebeu a inscrição de seis tripulações.

Se o Laser surpreendeu, em compensação, em outras três classes, levando-se em conta as inscrições feitas até o início da tarde desta segunda, haverá confronto direto porque apenas dois barcos asseguraram participação: Fernanda Oliveira / Ana Luiza Barbachan (já garantidas na Equipe Brasiliera) e Martine Grael / Isabel Swan, no 470; Ricardo Winicki, o Bimba, e Albert Carvalho, no RS:X; e André Fonseca / Marco Grael e Rodrigo Monteiro / Filipe Novello, no 49er.
A Pré-Olímpica de Vela é patrocinada pelo Bradesco e tem a organização do Iate Clube de Brasília (ICB) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

Programação
Dia 23 (terça-feira)
9h00 às 11h00 - Pesagem das tripulações da Classe Star e Match Race Feminino, e resolução de pendências de medições.
10h00 às 15h00 - Treinamento de Match Race Feminino
13h00 - Regatas flotilha, exceto Classe Star

Dia 24 (quarta-feira)
9h00 às 12h00 - Pesagem das tripulações da Classe Star, e resolução de pendências de medições.
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha
13h00 - Regatas flotilha da Classe Star

Dia 25 (quinta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 26 (sexta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 27 (sábado)
9h00 - Regatas flotilha / Dia reserva Match Race Feminino
Dia 28 (domingo)
9h00 - Regatas flotilha
16h00 - Hora limite para partida
18h00 - Entrega de Prêmios


Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa ZDL
Foto: Maurício