- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Bombarco Notícias
Outros
19/12/2011
Outros
Rio registra mais um vazamento de óleo
Após o vazamento de óleo que aconteceu na Bacia de Campos, no mês passado no Rio, o estado registra mais um acidente deste tipo. Na sexta-feira, dia 16, cerca de 10 mil litros de óleo vazaram de um navio da empresa Modec Serviços de Petróleo do Brasil, próximo a região da Ilha Grande, em Angra dos Reis.
Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o acidente aconteceu por falha humana. O navio seguia para um estaleiro em Angra para obras de manutenção. A Modec, empresa responsável pelo navio, recebeu uma multa no valor inicial de R$ 10 milhões pelo ocorrido.
No sábado, dia 16, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente anunciou que o vazamento estava controlado. Porém, em dois sobrevoos realizados sobre a área atingida, técnicos da secretaria constataram no último domingo, 18, a presença de manchas de óleo de pequena extensão na Praia do Bonfim, em Angra.
Uma amostra do material foi coletada pelo Cenpes (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Américo Miguez), da Petrobras. Uma análise será realizada para verificar se a mancha é proveniente do navio da Modec. Caso seja comprovado que as manchas encontradas na praia estão ligadas com o vazamento de óleo no mar, o Secretário Estadual do Meio Ambiente do Rio, Carlos Minc, avisou que o valor da multa aplicada na empresa pode ser ainda maior.
A Modec também foi instada pela secretaria a realizar uma limpeza imediata nas áreas da praia e costão da Praia do Bonfim.
As duas manchas, com largura entre 150 e 200 metros, avistadas durante o sobrevôo estão localizadas próximas à Ilha dos Porcos. Porém, navios da Modec foram até a área e não constataram nenhum problema no local.
Outros navios da empresa usam o método de jateamento de água para dispersar o óleo encontrado no mar na sexta-feira. Segundo informações do Inea, o material já está diluído na água e não pode ser recolhido.
Veja também:
- Autoridades divergem sobre consequências de vazamento de óleo no Rio de Janeiro
- Mancha de óleo pode atrapalhar rota migratória de animais
Redação: Bombarco
Fonte: Portal de notícias G1 -
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/12/governo-multa-empresa-em-r-10-milhoes-apos-vazamento-em-angra.html
Foto: Domingos Peixoto/ Ag. O Globo