Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Robert Scheidt é indicado ao prêmio Príncipe de Astúrias do Esporte 2012

Notícias

Robert Scheidt é indicado ao prêmio Príncipe de Astúrias do Esporte 2012

30/08/2012
Compartilhar

Medalhista de bronze nos Jogos de Londres/2012, Robert Scheidt disputa mais um prêmio neste ano. O velejador foi indicado, com outros 20 atletas, ao Princípe de Astúrias do Esporte 2012, que homenageia os principais nomes do esporte mundial. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28/8) pela Fundação Príncipe de Astúrias. Scheidt tem entre seus principais concorrentes o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, os jogadores da seleção espanhola de futebol Xavi Alonso e Íker Casillas e o surfista americano Kelly Slater.

O prêmio é uma das maiores honrarias espanholas, que reconhece atleta (ou um grupo deles) e instituições que tenham contribuído para o aperfeiçoamento, desenvolvimento ou difusão do esporte. O vencedor, que será conhecido na segunda semana de outubro, levará para casa um diploma, uma insígnia, uma escultura de Joan Miró e um cheque no valor de € 50 mil. O evento será realizado em Ovideo, Astúrias, Espanha.

O bronze na Star ao lado do amigo e parceiro Bruno Prada foi a quinta medalha olímpica consecutiva de Robert Scheidt, que se tornou um dos maiores medalhistas olímpicos do país, ao lado do também velejador Torben Grael. Scheidt ainda tem em seu currículo dois ouros e uma prata, conquistados quando ainda velejava na classe Laser, e uma prata na classe Star, nos Jogos de Pequim, em 2008.

Durante os quatro anos deste ciclo olímpico, os dois se mantiveram na liderança do ranking mundial da Star por 21 meses, entre julho de 2010 e abril deste ano (apenas durante o mês de dezembro de 2011, por não competirem, deixaram o posto). O domínio da classe tornou-se ainda mais evidente em abril, quando os dois somaram apenas primeiros lugares entre os sete resultados mais importantes para a classificação no ranking - um feito inédito na história da vela no mundo.

Scheidt e Prada tiveram ainda 11 vitórias seguidas entre maio de 2011 e abril deste ano, sequência só interrompida na Semana Olímpica Francesa, em Hyères. Também em Hyères, em maio, os dois venceram o Mundial da Star e entraram para a história da vela brasileira como os primeiros tricampeões mundiais da classe. Além deles, só uma dupla, os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode, ganhou, velejando junta, três títulos mundiais (1952, 1953 e 1956).

Robert Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex. Bruno Prada tem patrocínio da Gocil e Oakley e apoio do Club Athletico Paulistano. A dupla tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor.

 

Redação Bombarco
Fonte: Local Comunicação
Foto: Luiz Doro/adorofoto