Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Robert Scheidt vence Laser Europa Cup e continua invicto na classe

Notícias

Robert Scheidt vence Laser Europa Cup e continua invicto na classe

18/03/2013
Compartilhar

No domingo, 17 de março, Robert Scheidt venceu a 17ª Laser Europa Cup, na Itália, e manteve sua invencibilidade na classe desde que voltou a competir, em setembro de 2012. As regatas previstas para o último dia de competição foram canceladas por falta de vento. Assim, prevaleceu o resultado do sábado, 16, com o brasileiro em primeiro lugar com quatro pontos perdidos, seguido pelo sueco Emil Cedergardh, com cinco. "Vencer sem competir no último dia gera um certo anticlímax, pois sei que teríamos regatas duríssimas na flotilha ouro para decidirmos o campeonato. Infelizmente o vento não entrou", desabafou Scheidt.

De qualquer forma, o velejador brasileiro ficou feliz com seu rendimento na competição. Foram cinco vitórias em cinco regatas. "Velejei muito bem nesses dias mantendo um aproveitamento de 100%. Agora é pensar no próximo desafio, que será a Semana Olímpica de Hyères, na França, um grande evento internacional da vela, entre 20 e 26 de abril", contou ele.

A Laser Europa Cup começou na quinta-feira, 14, e, desde o início, a competição foi realizada com temperaturas abaixo de 7 graus e com ventos fortes que chegaram a 30 nós no primeiro dia. Curiosamente, no último dia, o vento ignorou a prova.

Por conta do elevado número de competidores, os mais de 100 velejadores foram divididos em duas flotilhas. Os melhores formariam a flotilha ouro, no último dia de provas, o que acabou não acontecendo. Na quinta-feira, Scheidt disputou a única regata do dia com o sueco Emil Cedergardh e levou a melhor, ficando com o primeiro lugar. No outro grupo, o também sueco Jesper Stalheim, campeão da etapa de Miami da Copa do Mundo, em janeiro, liderava as suas provas, mostrando ótimo desempenho. A expectativa era de que ele fosse o maior adversário de Scheidt na Itália, neste domingo, mas os dois não chegaram a se enfrentar diretamente e Stalheim ficou na terceira posição com nove pontos perdidos.

Desde que voltou à Laser, em setembro de 2012, Scheidt conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional e a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, quando venceu nove das dez regatas disputadas. Também dominou o primeiro fim de semana do Campeonato Paulista, até interromper as disputas para cumprir um período de treinos no Rio de Janeiro. O principal objetivo de Scheidt, em 2013, é o Mundial de Omã, nos Emirados Árabes, em novembro.

Classificação final da 17ª Laser Europa Laser após cinco regatas, com 1 descarte

1. Robert Scheidt (Brasil) - 4 pontos perdidos ([1]+1+1+1+1)
2. Emil Cedergardh (Suécia) - 5 pp ([2]+1+2+1+1)
3. Jesper Stalheim (Suécia) - 9 pp (1+3+[OCS]+3+2)
4. Francesco Marrai (Itália) - 10 pp ([8]+2+3+2+3)
5. Enrico Strazzera (Itália) - 11 pp (2+[9]+4+2+3)
6. Alessio Spadoni (Itália) - 11 pp (3+3+[6]+3+2)
7. Lorenzo Chiavarini (Itália) - 17 pp (5+4+2+[6]+6)
8. Giovanni Coccoluto (Itália) - 18 pp ([9]+5+5+4+4)
9. Philip Claesson (Suécia) - 20 pp (4+[8]+6+6+4)
10. Guillaume Girod (Suíça) - 21 pp (6+5+[12]+5+5)

 

Redação Bombarco
Fonte: Local da Comunicaçãop
Fotos: Fabrizio Prandini