Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rolex Ilhabela Sailing Week começa a todo vapor no litoral Norte de São Paulo

Notícias

Rolex Ilhabela Sailing Week começa a todo vapor no litoral Norte de São Paulo

04/07/2011
Compartilhar

A estreia da Rolex Ilhabela Sailing Week neste domingo, dia 3, agitou a cidade de Ilhabela. A maior competição de vela da América Latina, que tem a participação de 150 embarcações sendo 16 delas estrangeiras, teve inicio com  variações bruscas de vento e temperatura durante as 55 milhas (101 km) da Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – regata de abertura.

Quem se deu bem nessas condições, entre os 12 veleiros da S40, foi o chileno Pisco Sour, do comandante Guilhermo Parada, com uma chegada emocionante na Ponta da Sela.

A largada ocorreu na manhã deste domingo com 18 graus e 5 nós de ventos. Para coroar a festa, o maior veleiro do Brasil, o Cisne Branco da Marinha, dividiu as atenções com os 152 barcos da competição. Durante o percurso, muitos barcos chegaram a ficar literalmente parados. Após contornar Alcatrazes, os veleiros foram impulsionados por rajadas de até 18 nós, na direção Sudoeste.

Tripulação de Torben Grael

O Mitsubishi / Gol de Torben Grael resolveu adotar uma estratégia diferente da flotilha e se deu mal. Velejando mais próximo da ilha e afastado dos concorrentes, a equipe não conseguiu um bom resultado na Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste. O bicampeão olímpico cruzou a linha de chegada em 10º.

Fita-azul da ORC

O primeiro a cruzar a linha de chegada na classe ORC foi o brasileiro Touché, de Ernesto Breda. A tripulação, atual campeã da Rolex Ilhabela Sailing Week, completou a prova em 8h16min47. Atrás do Touché chegaram o Land Rover em segundo e o J Cabot Land Rover (Argentina) em terceiro.

A organização informou que só na ORC 12 barcos desistiram por causa das condições de tempo na ORC.

O tempo virou em Ilhabela e pegou todos de surpresa no final da tarde. As condições meteorológicas e o mar agitado obrigaram o Dersa a fechar a balsa que faz o transporte da ilha até São Sebastião. Velejadores desembarcavam no Yacht Club de Ilhabela cansados e molhados após mais de oito horas de regatas. Todos esperam aproveitar a folga de segunda-feira para descansar e arrumar o que estragou no barco depois da travessia.

A próxima regata será nesta terça-feira, a partir do meio-dia, envolvendo todas as classes no formato barla-sota (entre boias).

Robert Scheidt brilha na classe HPE25

Mesmo sem "prática" na categoria, Robert Scheidt ajudou o Atrevido a conquistar a vitória do Troféu Renato Frankenthal (20 milhas). A vantagem para o segundo colocado foi de quase 10 minutos.

O velejador foi convidado de última hora para correr a 38ª Rolex Ilhabela Sailing Week. Na classe HPE25, Robert Scheidt compete ao lado de Fábio Bocciarelli, do irmão Thomas Scheidt e de Marina Bocciarelli.

Classificação

1º - Pisco Sour
2º - Patagonia
3º - Pajero
4º - Acuario II - Mitsubishi
5º - Carioca
6º - Crioula
7º - Nuevo Maestra
8º - Loyal
9º - Macaco - Claro
10º - Mitsubishi / Gol
11º - Noryema
12º - VTR

Resultados da Regata Troféu Renato Frankenthal - HPE25

1º - Atrevido
2º - Aventura
3º - Bond Girl
4º - BSS
5º - Take Ashauer
6º - Black Jack Montecristo
7º - Oakley / Max
8º - Twins
9º - Matchpoint
10º - Vuarnet - Cotia

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: Bombarco