Logo Bom Barco
Imagem da notícia Rolex Ilhabela Sailing Week - Equipes treinadas levam vantagem

Outros

11/07/2012

Rolex Ilhabela Sailing Week - Equipes treinadas levam vantagem

A Rolex Ilhabela Sailing Week completou o segundo dia de regatas e o panorama das provas mudou. A partir de agora com o percurso barla-sota, os velejadores precisam apostar mais nos fundamentos como largada e contorno de boia e menos nas escolhas corretas dos melhores caminhos, como foi na estreia com um trajeto mais longo e desgastante. Na última terça-feira (10), a Comissão fez as regatas com ventos variando de 8 a 12 nós na direção leste. Foram duas para as cinco classes (ORC, RGS, S40, C30 e HPE).

Na ORC, a classe dos barcos grandes, o Tomgape/Touché (Ernesto Breda) confirmou o favoritismo e provou que a equipe está treinada para percursos barla-sota. "O vento atrapalhou bastante no dia anterior. Não era o que estava previsto e perdemos velocidade. Nosso rating de barla-sota é bom e no percurso nem tanto", revela Ernesto Breda.

A classificação geral da ORC 500 aponta Tomgape/Touché (Ernesto Breda) com apenas três pontos perdidos. Na sequência aparecem Tembó Guaçu (Osvaldo Bagnoli) e Angela Star (Peter Siemsen). Na 600, a liderança é do Ventaneiro (Renato Cunha), na 650 do Kiron (Leonardo Kal) e na 700 é do argentino Pachim Mar & Vela/Pacuíba (Leandro Sanches).

One design

Novo líder da C30, o Loyal TNT (Marcelo Massa) venceu as duas regatas do dia. A resposta do comandante Marcelo Massa foi a mesma do colega e antigo adversário Ernesto Breda: treino. "Nos últimos anos, nossa equipe foi a que mais se dedicou aos treinamentos. Mesmo mudando de classe (saiu da ORC para C30), nós conseguimos manter a base da tripulação, com nomes de peso na vela nacional como Alexandre Paradeda. Esse é o nosso maior investimento".

O Loyal TNT, que é um C30, conseguiu andar mais rápido que um S40 - superou o Apolonia na segunda regata. Fato raro, já que o veleiro é menor do que o Soto40. "A largada fez a diferença e conseguimos montar a boia na frente de um S40. Isso é resultado de um bom acerto do equipamento e da melhor estratégia", ressalta Fábio Pillar, que integra o Loyal TNT.

Na S40, os chilenos do Apolonia (Jaime Charad) se recuperaram do primeiro dia. Mais focados, eles fecharam a primeira regata com sobras na frente, devido a uma boa largada. Na segunda, melhor para os gaúchos do Crioula (Eduardo Plass), que lideram na geral. "A estratégia é a mesma para as próximas regatas. Conseguimos um bom resultado até agora, mas não podemos relaxar", avalia Samuel Albrecht, do Crioula.

Na classe HPE, o equilíbrio é o que mais chama atenção. Prova disso é que o líder BSS (Marcelo Christiansen) não venceu nenhuma regata. O descarte deve entrar nesta quarta-feira (11) e pode mudar todo o campeonato. Na sequência aparecem SX4/Bond Girl (Rique Wanderley) e Ginga (Bruno Prada).

Resultados acumulados:

S40 - após 3 regatas

1º - Crioula (Eduardo Plass) - 7 pontos perdidos (1+5+1)
2º - Pajero/Gol (Eduardo Souza Ramos) - 7 pp (2+2+3)
3º - Carioca (Roberto Martins) - 9 pp (4+3+2)
4º - Mitsubishi/Energisa (Torben Grael) - 3 pp (3+4+4)
5º - Apolonia (Jaime Charad) - 5 pp (5+1+5)

C30 - após 3 regatas

1º - Loyal (Marcelo Massa) - 5 pp (3+1+1)
2º - Barracuda (Humberto Diniz da Silva) - 10 pp (5+2+3)
3º - Kaikias (Tarcisio Mattos) - 11 pp (1+5+5)
4º - Katana (Fábio Filippon) - 11 pp (6+3+2)
5º - Corta Vento (Carlos Augusto de Matos) - 12 pp (4+4+4)

HPE - após 3 regatas

1º - BSS (Marcelo Christiansen) - 10 pp (5+2+3)
2º - SX4/Bond Girl (Rique Wanderley) - 11 pp (3+1+7)
3º - Ginga (Bruno Prada) - 12 pp (1+9+2)
4º - Bixiga (Pino Di Segn - 17 pp (6+7+4)
5º - Relaxa/Next (Roberto Mangabeira) - 22 pp (13+8+1)

ORC 500 - após 3 regatas

1º - Tomgape/Touché (Ernesto Breda) - 3 pp (2+1+1)
2º - Tembó Guaçu (Osvaldo Bagnoli) - 10 pp (6+2+2)
3º - Angela Star (Peter Siemsen) - 12 pp (3+5+4)
4º - Chroma(Luis Crescenzo) - 13 pp (7+3+3)
5º - Asa Alumínio (Mario Martinez) - 14 pp (1+7+6)

ORC 600 - após três regatas

1º - Ventaneiro (Renato Cunha) - 7 pp (3+3+1)
2º - Zeus (Inácio Vandressen) - 7 pp (2+2+3)
3º - Mad Max (ARG - Julian Somodi) - 14 pp (11+1+4)
4º - Marlim (Escola Naval) - 18 pp (5+6+7)
5º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 19 pp (6+5+8)

ORC 650 - após três regatas

1º - Kiron (Leonardo Guilherme Cal) - 5 pp (3+1+1)
2º - Bravíssimo (Ivan de Porto Alegre Muniz) - 6 pp (2+2+2)
3º - Katana (Francisco Luis Altenburg) - 9 PP (1+4+4)
4º - Maestrale (Adalberto Casaes Jr.) - 11 pp (5DNF+3+3)

ORC 700 - após três regatas

1º - Pachim Mar & Vela/Pacuíba (ARG- Leandro Sanches) - 6 pp (3+1+2)
2º - Zeppa (Diego Zaragoza) - 6 pp (1+2+3)
3º - Prozak (Márcio Finamore) - 8 pp (2+5+1)
4º - Angra (Escola Naval) - 11 pp (4+3+4)
5º - E-Ratix Siriúba (CHI - Carlos Parrague Ayala) - 14 pp (5+4+5)

RGS Maxi - após três regatas

1º - Maria Preta (José Barreti) - 4 pp (1+2+1)
2º - Saravah (Pierre Joullie) - 6 pp (3+1+2)
3º - Harpia III (Le Vent Mistral) - 9 pp (2+3+4)
4º - Náutico II (ARG) - 12 pp (5+4+3)
5º - Sessentão (Alain Simon) - 14pp (4+5+5)

 

Fonte: ZDL
Foto: Rolex / Carlo Borlenghi

Bombarco

Notícias

Lista VIP
Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá semanalmente atualizações sobre dados de mercado, destaques da semana, informações sobre nossos eventos e promoções

Acompanhe pelas redes

COMPRAR

  • Classificados

  • Catálogo de Barcos

VENDER

  • Anunciar minha embarcação

  • Sou revendedor

  • Gerenciar meu negócio

SERVIÇOS

  • Tabela Bombarco

  • Calculadora

EDITORIAL

  • Vídeo

  • Matérias e notícias

  • Primeiro barco

SOBRE

  • Institucional

  • Por que anunciar?

  • Como anunciar?

  • Planos

  • Termos de uso

  • Política de privacidade

  • LGPD

Bombarco. Todos os direitos resevados

Logo Bombarco

Desenvolvido por Bombarco.