Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rolex Ilhabela Sailing Week - Regata de percurso testa resistência na regata de estreia

Notícias

Rolex Ilhabela Sailing Week - Regata de percurso testa resistência na regata de estreia

10/07/2012
Compartilhar

A Rolex Ilhabela Sailing Week teve início nesta segunda-feira (9) com a regata de percurso para as cinco classes que disputam o maior evento de vela oceânica da América Latina. Como a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil foi cancelada por condições climáticas adversas, a organização resolveu antecipar a prova de percurso médio programada para quarta-feira. E, logo na estreia do campeonato, os velejadores testaram a resistência em 30,4 milhas (56 quilômetros) com largada na Praia da Armação e contorno na Ilha de Búzios. Para os barcos menores, como os HPE, o trecho foi reduzido para 18,4 milhas (34 quilômetros), mas a flotilha também foi obrigada a enfrentar as constantes alterações de ventos (de 3 para 15 nós) e a correnteza. O fita azul do maior percurso foi o S40 Crioula, comandado por Eduardo Plass, enquanto no trajeto menor o primeiro a cruzar foi o Maria Preta, de José Baretti.

A estrela do medalhista olímpico Bruno Prada brilhou na primeira regata no leme do Ginga na classe HPE. Mesmo relaxando antes dos Jogos, o proeiro de Robert Scheidt usou a experiência e seu timing de regata no percurso. "A flotilha é forte com pelo menos 10 barcos com chances de chegar ao título. Estou muito feliz porque conquistei minha primeira vitória em oceano numa regata longa, justamente no dia em que estou comemorando cinco anos do meu primeiro título mundial da Star, em Cascais, ao lado do Robert Scheidt", relata Bruno Prada.

Treinos fizeram a diferença

Na S40, os gaúchos de Crioula mostraram que entrosamento faz a diferença. Os mais treinados na temporada na classe aproveitaram melhor a rajada para cruzar a linha de chegada na ponta. "Quem saiu bem no começo da regata ficou sem vento no meio. As condições estavam bastante complicadas e tivemos sorte de pegar a direção certa. Chegamos a ficar tão na frente, que não sabíamos o que fazer, estávamos sem parâmetros", explica Samuel Albrecht, integrante do Crioula. "Fizemos mais de 40 regatas durante o ano e estamos evoluindo bem".

A classificação da primeira regata de S40 terminou nesta ordem: Crioula (Eduardo Plass), Pajero/Gol (Eduardo Souza Ramos), Mitsubishi/Energisa (Torben Grael), Carioca (Roberto Martins) e o chileno Apolonia (Jaime Charad).

Na C30, outra classe de design único, surpresa na primeira colocação. O Kaikias foi o primeiro a cruzar a linha de chegada superando um dos favoritos, o Loyal TNT, que acabou em terceiro. Tarcísio Mattos, comandante do veleiro, destaca o dia de sorte. "Foi uma regata loteria e nós tiramos a sorte grande. Acreditamos nas previsões, esperamos o vento e soubemos administrar a vantagem. Teve momentos de quase zero de vento e essa situação é muito ruim, pior do que com muito soprando". O +Realizado (José Luís Apud) fechou a raia em segundo, seguido por Loyal TNT (Marcelo Massa), Corta Vento (Carlos Augusto de Matos) e Barracuda (Humberto Diniz da Silva).

Para esta terça-feira (10), a previsão é de ventos de 9 nós de média na direção leste. A temperatura deve continuar amena, na casa dos 21 graus. A largada será dada a partir das 12h, com regatas no formato barla-sota, provavelmente na mesma região desta segunda-feira, no norte de Ilhabela, na Ponta das Canas.

Fita Azul

O dono desse título é sempre o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas pode não ser o vencedor nas classes RGS e ORC, que necessitam de uma fórmula para calcular quem teve o melhor desempenho. O dia de ventos irregulares e a tática da tripulação ajudou o Maria Preta (José Baretti) a ser o Fita Azul do percurso mais curto.

Apesar do bom resultado, o time precisa continuar com uma boa média nas provas desta terça para continuar a sonhar com o título da Rolex Ilhabela Sailing Week. A classe RGS é a maior da flotilha com 67 veleiros na raia e é subdivida em Maxi, A,B,C e Cruiser.

Na ORC, que também precisa do rating para igualar barcos de tamanhos diferentes, o Asa Alumínio (Mário Martinez) fez o percurso em 6h24min12 e lidera a divisão 500 .

Fonte: ZDL
Foto: Rolex / Carlo Borlenghi