Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rolex Ilhabela Sailing Week: Torben Grael fala sobre a vela brasileira em dia sem ventos na competição

Notícias

Rolex Ilhabela Sailing Week: Torben Grael fala sobre a vela brasileira em dia sem ventos na competição

13/07/2012
Compartilhar

Maior vencedor da vela brasileira, Torben Grael é mais um velejador de ponta que disputa a Rolex Ilhabela Sailing Week 2012. Por sua multidisciplinaridade, o bicampeão olímpico é requisitado quando o assunto é Olimpíada, Volvo Ocean Race, America´s Cup e qualquer outro evento top na vela oceânica. Afinal de contas, ele se deu bem em todas essas competições. Seus troféus e medalhas estão expostos no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no estande da Mitsubishi, patrocinadora do atleta. As mais fotografadas são as cinco medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos que lhe renderam o status de maior medalhista da história do país e da vela mundial.

Sobre a Olimpíada, que começa em 15 dias, Torben Grael acredita que seu recorde de medalhas será alcançado este ano por Robert Scheidt, que tentará seu quinto pódio olímpico em Londres. Na classe Star, o velejador paulista e o proeiro Bruno Prada são os favoritos ao ouro. "A dupla brasileira conseguiu resultados expressivos, como o tri mundial, e tem tudo para conquistar o resultado. Nos últimos eventos eles foram fortes e constantes. Nas demais classes, o Brasil tem chance no 470 feminino com a Fernanda Oliveira e a Ana Barbachan. Acredito que a Patrícia Freitas conseguiu uma evolução significativa no RS:X, pena que o barco não estará no Rio/2016. O Bimba, também na RS:X, tem experiência olímpica e chegou perto de medalha. Outro que pode se dar bem é o Bruno Fontes na Laser. Acredito que ele pode encaixar um bom resultado, apesar de ser inconstante alguma vezes".

Torben Grael, no entanto, está preocupado com os resultados de 2016. Segundo o bicampeão olímpico, há muito o que evoluir. "Para o futuro, eu não vejo uma melhora, apesar de o Brasil sediar os Jogos. Não só na vela, mas no esporte nacional como um todo", alerta.

Vela oceânica

O velejador é presença garantida todos os anos em Ilhabela. Segundo Torben, a Rolex Ilhabela Sailing Week é exemplo de organização e sua importância é o que atrai tanta gente ao evento. Para edição 2012, ele escolheu, mais uma vez, a classe S40, a mais profissional da América Latina em oceano. A categoria conta com cinco veleiros na água.

Volta ao Mundo

Vencedor da Volvo Ocean Race 2008/09, Torben Grael pode voltar a comandar um barco brasileiro na próxima edição da Volta ao Mundo, marcada para 2014. A organização da regata definiu mudanças para a próxima temporada, como a padronização dos veleiros, desenhados por Bruce Farr e construído por um consórcio europeu de estaleiros. O objetivo é reduzir os custos de fabricação.

Sobre a nova participação na Volvo Ocean Race, Torben despista: "Tenho pouca informação sobre o andamento do barco brasileiro. O Alan Adler e a IMX estão vendo isso. Mas, se for pra sair, deveria ser agora para dar tempo de treinar, já que as outras equipes já estão se organizando".

Por outro lado, a redução do tamanho do novo barco de 70 para 65 pés indiretamente beneficia Torben. "Como os novos barcos serão menores, muito provavelmente meu recorde de singradura (velejada de 596,6 milhas náuticas, ou 1.100 quilômetros, em 24 horas com o Ericsson 4, em 29 de outubro de 2008) não deverá ser batido dentro da Volvo. Poderá ser com alguns outros tipos de barcos mais velozes", prevê.

Regatas canceladas

O mau tempo em Ilhabela nesta quinta-feira (12) impediu a realização das regatas da Rolex Ilhabela Sailing Week. A Comissão de Regatas (CR) tentou montar a raia na Ponta das Canas, mas a chuva e a falta de vento impediram a realização das provas. A CR sinalizou até fazer o procedimento no canal, mas não havia condição. Com isso, os resultados seguem mantidos após quatro regatas.


Fonte: ZDL
Foto (Torben): Rolex/Carlo Borlenghi
Demais fotos: Bombarco