Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rolex Ilhabela Sailing Week ultrapassa 120 barcos inscritos e terá presença de medalhistas olímpicos

Notícias

Rolex Ilhabela Sailing Week ultrapassa 120 barcos inscritos e terá presença de medalhistas olímpicos

13/06/2013
Compartilhar

As inscrições da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week seguem abertas no site www.yci.com.br , mas alguns dos maiores nomes da vela nacional já confirmaram presença, como Bruno Prada, Torben Grael, Lars Grael, Reinaldo Conrad, Maurício Santa Cruz entre outros velejadores que representam o Brasil nas principais competições mundiais. São mais de 120 barcos garantidos até o momento no evento náutico, considerado o maior da América Latina. O prazo para se inscrever termina em 30 de junho e as regatas serão disputadas de 6 a 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Uma das classes mais procuradas é a ORC, que continua forte no país. Um dos primeiros a fazer a inscrição foi o San Chico 3. "Nossa equipe está preparada para mais um desafio na classe ORC. Correr a Rolex Ilhabela Sailing Week sempre nos motiva muito e, para isso, tudo que pode ser decisivo está sendo bem preparado", diz o comandante Francisco Freitas, no Diário de Bordo oficial na página do evento no Facebook.

A classe RGS lidera o número de inscrições. Entre os monotipos destaque para C30 e HPE 25. E para comemorar os 40 anos da Rolex Ilhabela Sailing Week, a organização convidou a classe Star, a mais vitoriosa da modalidade em olimpíadas. "A Star é a classe de monotipo de quilha mais tradicional da vela mundial e que mais trouxe títulos ao Brasil. Juntar-se ao evento mais consagrado do Brasil vai agregar estilo, charme, competitividade e velejadores de grande renome", diz Lars Grael, duas vezes medalhista olímpico e pentacampeão nacional de Star.

Raias e segurança

A Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 terá um novo sistema para montagem das raias. A Comissão de Regatas irá definir duas áreas especiais para garantir um resultado justo e disputas equilibradas na água. Mais de 20 profissionais são destacados apenas para esse serviço, que inclui a colocação de boias, demarcação das distâncias, escolha da melhor área com mais ventos e segurança.

A primeira raia, que será instalada na área de baixio (parte rasa do Canal de São Sebastião), será exclusiva para os barcos das classes HPE e Star. A segunda fica para os veleiros maiores, como RGS, ORC, C30 e S40, que tem mais opções para escolha do local na água.

O evento definiu também uma zona proibida para navegação, ou seja, os barcos da ORC, RGS, C30 e S40 não poderão velejar na região do baixio no Canal de São Sebastião. Na Regata de Alcatrazes por Boreste, a prova que abre a Rolex Ilhabela Sailing Week em 2013, além do apoio da Marinha do Brasil, o evento disponibilizará uma traineira de grande porte para socorrer eventuais quebras de barcos. A embarcação ficará ancorada na região da Ponta da Sela e será acionada pela organização caso necessário.

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Rolex/Carlo Borlenghi