Sua mensagem foi enviada com sucesso!
São Paulo Boat Show: Volvo Penta lança novo motor V8-430

Notícias

São Paulo Boat Show: Volvo Penta lança novo motor V8-430

16/10/2013
Compartilhar

Na próxima quinta-feira, 17 de outubro começa o 16º São Paulo Boat Show, com presença da fabricantes de motores para barcos Volvo Penta, que fará o lançamento do V8-430, motor de centro-rabeta a gasolina para embarcações de lazer.

“O V8-430 alia menor peso a uma maior potência, o que garante alto desempenho e alta eficiência energética, porporcionando até 20% de redução no consumo de combustível em comparação com o concorrente”, afirma Marcelo Puscar, diretor comercial de motores marítimos da Volvo Penta South America.

O novo V8-430 é um motor de alto desempenho baseado no premiado projeto V8-380 lançado pela Volvo Penta no ano passado.  O modelo é resultado de um  intenso trabalho de desenvolvimento baseado no mesmo motor que o V8-380, porém  com modificações que permitiram o aumento da potência.

“Estamos trazendo para o Brasil o que há de mais avançado no mercado náutico internacional. Este modelo foi lançado na Europa no início deste ano e representa um verdadeiro salto tecnológico no mercado de motores de centro para uso marítimo”, destaca Puscar.

O V8-430 é produzido com tecnologia de temporização de válvula variável (Variable Valve Timing - VVT), que otimiza o torque a baixas rotações ao mesmo tempo que maximiza o desempenho em altas rotações, resultando em uma aceleração mais rápida, aumento na velocidade final e resposta melhor e mais macia na faixa intermediária.

O modelo é equipado com sistema de exaustão (muflas) em alumínio, o que reduz seu peso, e possui fluxo e vazão otimizados para alcançar o mais alto desempenho possível. Outro diferencial é que tanto o motor quanto o sistema de exaustão são arrefecidos por água doce de série.

Além de todas as melhorias adicionais de desempenho e das atualizações, o novo motor é, como todos os outros modelos a gasolina da marca, integrados à plataforma Volvo Penta de controle eletrônico de embarcação (Electronic Vessel Control - EVC), fornecida de série para o V8-430. As funcionalidades EVC disponíveis incluem: Computador de bordo (Trip Computer), Piloto Automático (Cruise Control) e Assistente Automático de Power Trim (Power Trim Assistant, ou PTA).  

Dados do motor
V8-430
Potência no eixo: 430 cv a 5800 RPMs
Configuração: V8, sistema de injeção multiponto, refrigerado a água doce
Cilindrada: 6,0 litros
Emissões: U.S. EPA, CARB, EU RCD

Sistema de propulsão

A Volvo Penta apresenta também no São Paulo Boat Show 2013 o seu mais recente sistema de propulsão, o IPS 950.  O modelo oferece algumas melhorias em relação às já consagradas propriedades do IPS (Inboard Performance System), garantindo ainda mais desempenho, maior torque e melhor eficiência de consumo de combustível, o que reduz também o impacto ambiental.

“A potência do IPS foi aumentada para acompanhar o aumento da potência dos motores de 11 litros e garantir ainda mais desempenho e eficiência ao conjunto”, afirma Marcelo Puscar.

O IPS-950 garante excelente poder e força. O novo compressor mecânico aumenta a pressão de carga em baixas rotações e gera um torque ainda mais poderoso em velocidades mais baixas.  O sistema ficou ainda mais silencioso. Equipado com um novo silenciador, um novo turbocompressor e com um filtro de ar com melhor isolamento, o ruído foi reduzido em dois decibéis. Além disso, o design mais robusto contribui para minimizar as vibrações.

Os sistemas IPS da Volvo Penta permitem movimentar o barco em qualquer direção, inclusive para os lados, transformando uma manobra difícil, como a de atracar no cais em um movimento extremante simples. “Qualquer pessoa pode manobrar um barco com IPS, independente do seu tamanho ou experiência”, destaca Puscar.

O sistema vem acompanhado de um joystick, instrumento que garante a facilidade de manobra em qualquer direção com comandos simples e lógicos. Com um simples movimento de mão, a embarcação se move exatamente de acordo com a intenção de quem está no comando, permitindo uma manobra mais precisa e segura.

O IPS também se destaca por oferecer uma melhor eficiência à navegação aliada a um menor consumo de combustível. O sistema garante uma aceleração 15% maior, com 30% menos consumo de combustível e emissão de poluentes, se comparado ao sistema tradicional de eixo-hélice conhecido como pé-de-galinha.  A redução de consumo é possível porque o IPS permite um melhor desempenho do barco com um motor menor.

O IPS é produzido com uma avançada tecnologia Volvo Penta. Seu sistema de direção é totalmente elétrico, o que permite manobras que os sistemas mecânicos não conseguem realizar.

Serviço
São Paulo Boat Show
Data: 17 a 22 de outubro
Horário: Das 13h às 21h, nos dias 17, 18, 21 e 22 de outubro; das 12h às 21, nos dias 19 e 20 de outubro
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Rua Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo
Site: www.saopauloboatshow.com.br
Ingressos: R$ 56,00 (Maiores de 65 anos pagam meia-entrada, pessoas com necessidades especiais pagam R$ 1,00 e crianças até 1,00 m não pagam)

Redação Bombarco
Fonte: Grupo Volvo America Latina
Foto:Divulgação