Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Seguro náutico: Em caso de sinistro, o que fazer?

Notícias

Seguro náutico: Em caso de sinistro, o que fazer?

24/03/2022
Compartilhar

Ter um seguro náutico é sinônimo de maior tranquilidade para proprietário de embarcações, que pode aproveitar seu dia na água, sabendo que no caso de incidentes ele será amparado.

 

Mas o que fazer em caso de sinistro? Quais são os primeiros passos e como agir nesta situação?

 

Perguntas como essas são comuns após acidentes marítimos, tendo em vista que não é comum as pessoas agirem com antecedência mediante cenários de emergência. E saber o que fazer pode ser a diferença entre ter sua apólice coberta ou não pela corretora.

 

Pensando nisso, o Bombarco convidou o Fábio Avellar, da Brancante Seguros, para explicar tudo o que você precisa fazer em caso de sinistro. Assista ao vídeo ou prossiga a leitura!

 

 

 

 

Seguro náutico: O que fazer em caso de sinistro?

 

 

A primeira coisa que você deve fazer em caso de acidente é tirar todos que estão a bordo, preservando as vidas ali presentes e depois, o objetivo secundário é salvar o barco, esta é uma obrigação do proprietário.

 

Isso significa que o dono deve se esforçar para salvar a embarcação, evitando o naufrágio.

 

O próximo passo é entrar em contato com o corretor de seguros náuticos para informar o ocorrido. Um corretor especializado saberá como agir e orientar o cliente sobre como proceder na situação.

 

Depois disso, a recomendação é não tocar na embarcação. Se possível, fazer a remoção para um local seguro e seco e aguardar a inspeção.

 

É importante alertar que mesmo que seja apenas um pequeno dano, o ideal é não realizar o reparo antes que o especialista tenha inspecionado, pois pode ocorrer descaracterização da perícia e a apólice não cobrirá os custos posteriormente.

 

Somente após esse processo o cliente estará liberado para fazer orçamentos e autorizado pela seguradora para executar o serviço.

 

Então, vamos recapitular. Os passos que devem ser seguidos em caso de sinistro são:

 

1. Garantir a segurança das pessoas que estão a bordo;

2. Fazer o possível para salvar a embarcação dentro do clausulado em apólice;

3. Acionar o seu corretor de seguros náuticos;

4. Não mexer na embarcação até que a perícia seja realizada;

5. Fazer orçamentos de reparo e executar o serviço com autorização da seguradora.

 

 

A importância do corretor. 

 

 

O trabalho do corretor é ajudá-lo nesse momento difícil e orientá-lo em todo o processo.

 

Acidentes são desagradáveis e ninguém quer passar por eles, mas são uma realidade para a qual todos precisam estar preparados. E em cada etapa do processo é fundamental contar com a ajuda de um corretor especializado nesta área.

 

É necessário ter conhecimento do mercado para orientar sobre a melhor maneira de prosseguir, pois cada sinistro é único, e há muitas variantes que definem como será o acompanhamento. Pode ser necessário inquérito com a marinha, assistência de orçamentos e muito mais.

 

Além disso, o corretor especializado é essencial em relação à parte ambiental, que é um tema de crescente importância.

 

Antigamente os barcos naufragavam e não eram retirados do mar. No entanto, agora é impossível deixar um barco no fundo do mar porque a marinha não permite isso. É obrigatório removê-los.

 

Nesses casos, o corretor também precisa acompanhar esse inquérito, assim como as decisões vindas da marinha, a contratação do resgate e as orientações com o cliente.

 

Agora você já sabe o que fazer em caso de sinistro e viu que o seu corretor de seguros náuticos é fundamental em todas as etapas.

 

O Bombarco é parceira da Brancante Seguros e confia nos serviços altamente qualificados desta empresa que atua no mercado náutico há mais de 25 anos e é a maior especialista na área de seguros de barcos, lanchas, veleiros, jet-ski e marinas.

 

Clique no link abaixo e aguarde o contato dos especialistas da Brancante Seguros para saber mais sobre seguro náutico.

 

 

https://www.bombarco.com.br/seguro-nautico-simular

 

 

Se você gostou deste conteúdo, siga o Bombarco no Instagram no Facebook e também no Youtube. 

 

Redação Bombarco