Sua mensagem foi enviada com sucesso!
O que ficar "esperto" quando for contratar um seguro

Notícias

O que ficar "esperto" quando for contratar um seguro

27/05/2022
Compartilhar

Apesar das medidas de segurança e precauções tomadas, acidentes ainda podem ocorrer durante a navegação.

 

Mas no Brasil, apenas uma pequena parte dos barcos tem seguro. Muitos proprietários nem sabem que existe cobertura, enquanto outros desconhecem os riscos que correm por não terem seguro, incluindo a perda da propriedade.

 

O seguro náutico é o que lhe dará tranquilidade em relação ao risco de danos ou perdas a uma embarcação em decorrência de incidentes como naufrágios, tempestades e colisões.

 

Com a cobertura e o parceiro correto ao seu lado, você pode ter certeza de que nestes casos não ficará desamparado.

 

O seguro marítimo pode ser adquirido de várias empresas, mas é importante certificar-se de que você sabe identificar o melhor negócio para suas necessidades. O serviço pode ser contratado para lanchas e veleiros de diversos tamanhos e também para jetskis.

 

Para ajudar capitães e capitãs a fazer uma escolha mais acertada, a Bombarco convidou Fabio Avellar, da Brancante Seguros, para esclarecer algumas dúvidas sobre este assunto. Confira!

 

 

O que prestar atenção na hora de contratar um seguro náutico de barco, veleiro ou jetski?

 

 

O valor do seguro náutico varia entre 0,3% e 2% do valor deste barco, podendo chegar até 5%.

 

Consulte o preço da sua embarcação na Tabela Bombarco

 

Para determinar a taxa, vários fatores são levados em consideração, incluindo: o tipo de embarcação; seu valor; material do casco, comprimento; ano de produção; tipo de propulsão, local de armazenamento (se em uma marina ou garagem própria) e área de navegação.

 

A cobertura básica obrigatória inclui o seguinte: incêndio, perda total, socorro e resgate da embarcação, roubo ou furto qualificado do barco, danos parciais e operação de colocação e retirada de água.

 

A cobertura opcional inclui responsabilidade civil (cobertura de terceiros), participação em regatas, possibilidade de participar de competições de pesca e opção de viagens internacionais.

 

Veja abaixo algumas orientações do Fabio Avellar para não errar na hora de contratar um seguro náutico.

 

 

1- Faça você mesmo o seguro.

 

 

Fabio Avellar alerta para a importância de não delegar essa função, pois só você conhece o seu uso e as características do seu barco.

 

Caso não possa fazer você mesmo o seguro náutico, é fortemente recomendado que deixe a tarefa aos cuidados de alguém que conheça o seu perfil de uso, como o seu Comandante ou Marinheiro, por exemplo.

 

Concluída a análise e o relatório da embarcação, verifique cuidadosamente os equipamentos a serem incluídos em sua apólice de seguro.

 

Além disso, certifique-se de ler os termos do contrato e de que eles não sejam ambíguos ou vagos de forma alguma. Fazer perguntas é sempre uma boa ideia para que você possa entender todos os detalhes antes de contratar o seguro.

 

 

2- Não escolha o seguro náutico apenas com base no preço.

 

 

A coisa mais importante a considerar ao contratar uma apólice é o tipo de cobertura. Isso porque os valores serão alterados de acordo com a necessidade do proprietário da embarcação, pois os opcionais são adicionados conforme com o perfil de cada cliente.

 

Portanto, existem várias situações em uma proposta de seguro marítimo que podem fazer com que o preço varie, independentemente de a cobertura estar correta. Por isso, o preço não deve ser o único critério de escolha.

 

Por exemplo, existem franquias mais altas a preços mais baixos, e preços mais baixos para franquias mais altas.

 

Além disso, em algumas seguradoras, ainda existe a Participação Obrigatória do Segurado (POS). Isso gera um custo adicional em caso de sinistro.

 

 

3- Busque um corretor especializado

 

 

Por fim, é importante procurar um corretor especializado em seguros náuticos para identificar suas necessidades. Com sua experiência no setor, eles podem ajudar a obter a cobertura certa para o seu barco a um preço competitivo.

 

Mas o que diferencia essas seguradoras especializadas é a experiência e a atitude de sua equipe em relação a sinistros. Agentes profissionais com amplo conhecimento do setor podem fornecer aos clientes suporte e orientação essenciais em todos os assuntos relacionados ao sinistro.

 

A melhor maneira de evitar uma má empresa é verificar seu histórico, seu site e as avaliações dos clientes. Uma boa corretora de seguros é sempre transparente, o que ajuda a evitar dores de cabeça mais tarde.

 

 

 

 

A Brancante Seguros está presente no mercado náutico há mais de 25 anos e oferece serviços altamente qualificados aos seus clientes. É uma das maiores especialistas na área de seguros para embarcações e parceira da Bombarco. 

 

Quer simular um seguro náutico para sua lancha, veleiro ou jetski? Realize seu cadastro no site e aguarde um especialista da Brancante entrar em contato com você! 

 

Se você gostou deste conteúdo, siga o Bombarco no Instagram no Facebook e também no Youtube. 

 

Redação Bombarco