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Sistema híbrido de propulsão da Volvo Penta

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Sistema híbrido de propulsão da Volvo Penta

04/10/2018
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Novo conceito de sistema híbrido de propulsão IPS da Volvo Penta permite funcionamento de embarcações com zero emissões quando operando em modo elétrico. A novidade estará disponível a partir de 2021 inicialmente para embarcações comerciais e posteriormente para barcos de lazer.

A configuração híbrida amplia as vantagens do IPS, fazendo com que as embarcações operem em regiões de baixas ou zero emissões tornando a navegação sustentável. Além de níveis de ruídos mais baixos, menor vibração e custos de operação menores.

O sistema IPS híbrido, desenvolvido pelo Grupo Volvo, foi inicialmente projetado para a faixa de motores entre 8 e 13 litros – adequados para a propulsão de embarcações como balsas, barcos piloto e de abastecimento, além de barcos de lazer.


Como funciona o IPS híbrido

Uma embreagem e o motor elétrico foram acrescentados entre o motor e o pod do IPS. O motor elétrico é suportado por conjuntos de baterias de íon de lítio escalável (dependendo das necessidades da aplicação) que podem ser carregadas externamente usando carregadores CA ou CC; ou recarregadas usando o motor diesel primário. Ao liberar a embreagem o barco passa a operar em modo 100% elétrico, com a embreagem engatada, os motores elétrico e diesel podem ser usados em paralelo. Em termos da operação, o capitão usará as interfaces de controles familiares do sistema IPS, com o acréscimo dos novos modos de propulsão para selecionar.

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Redação: Bombarco
Fonte: Volvo Penta