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Sujeira no tanque causa entupimento dos bicos e bombas injetoras
O principal vilão dos entupimentos dos bicos e bombas injetoras é a sujeira acumulada no tanque do óleo diesel. "De cada dez embarcações, nove são à gasolina, por isso a impressão de que os motores são os mais problemáticos. O que não é verdade", afirma Eduardo Haddad Abutara, diretor da Teccom, empresa do mercado de combustíveis. "Muitas vezes, os defeitos mecânicos dos motores a diesel são ocasionados pela qualidade ruim do óleo, armazenado nos tanques dos barcos", acrescenta.
Por ser um ser um produto de origem orgânica, o diesel está sujeito a um processo de degradação natural dentro dos tanques. Ambientes úmidos e quentes e com pouca rotatividade favorecem a formação de bactérias e ácidos, que aceleram o processo de degradação do combustível.
Ao utilizar o combustível contaminado e com impurezas – aparentemente muito finas – as peças do sistema de injeção e demais componentes do motor são danificadas. Esse combustível ruim prejudica também o sistema de alimentação e o processo de combustão do mesmo.
Otimizador de combustível
Embora não seja visível, a maioria dos tanques das embarcações apresenta algum tipo de contaminação. Independente da qualidade do óleo utilizado é preciso retardar esse processo de envelhecimento.
No mercado estão disponíveis produtos que fazem esse processo.
Um exemplo é o Teccom 10 Mariner, um otimizador de combustível. Especialmente desenvolvido para as embarcações e óleo diesel brasileiro, o produto foi lançado em 2008, após cinco anos de pesquisa. “Os óleos europeu e americano são diferentes, por isso um produto desses lugares, aqui não funciona muito bem”, justifica o engenheiro da empresa, Robson Angelo.
O otimizador trata o combustível no próprio tanque. Além de melhorar o índice de viscosidade do óleo, também dispersa totalmente a água.
De acordo com o fabricante, um litro do produto trata mil litros de diesel. A durabilidade média do óleo é de um mês e meio após a sua fabricação.
Após o uso do Teccom 10, a vida útil do combustível passa a ser de seis meses. “A vida útil do motor também é prolongada, já que limpa suas bombas e filtros”, explica o engenheiro.
Em embalagem dosadora, o litro do produto custa R$ 98, e pode ser encontrado em todo o Brasil. Por outro lado, a manutenção de bicos e bombas injetoras dos motores a diesel, dependendo do modelo, pode chegar a custar até mais de R$ 5 mil, revela Angelo. Ou seja, a prevenção ainda é a melhor opção.
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Thassia Ohphata