- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Bombarco Notícias
Outros
26/11/2013
Outros
Transat Jacques Vabre: Dupla francesa vence na classe IMOCA Open 60
No último domingo, 24 de novembro, a dupla francesa formada por Vincent Riou e Jean Le Cam chegou a Itajaí, Santa Catarina, depois de 17 dias, 41 minutos e 17 segundos no mar, vencendo a Transat Jacques Vabre pela classe IMOCA Open 60.
A dupla partiu de Le Havre, na França e percorreu 5.771 milhs náutica (distância real), com uma velocidade média de 14.12 nós. Esta é a primeira grande conquista de Riou desde que ganhou a Vendée Globe em 2005. A dupla conseguiu vencer a prova apesar da rápida parada que teve que fazer em Madeira substituir o leme.
Quando Riou e Cam chegaram ao Brasil, dois veleiros brigavam pelo segundo lugar cerca de 50 milhas atrás: Safran(Marc Guillemot and Pascal Bidégorry) e Maitre CoQ (Jéremie Beyou and Christopher Pratt). O Safran levou a melhor, chegando pouco mais de quarto horas do francesas do barco PRB.
Multi Class 50
Outra classe que teve seus vencedores definidos, na última sexta-feira, 22 de novembro, foi a Multi Class 50. Erwan Le Roux e Yann Elies, do veleiro FenêtréA-Cardinal chegaram a Itajaí 14 dias, 17 horas, 40 minutos e 15 segundos depois de deixarem Le Havre, na França. A dupla velejou 5.872 milhas náuticas e teve uma velocidade média de 16,6 nós.
A dupla dominou a prova da classe desde 12 de novembro, sendo ultrapassada por algumas horas no dia 16. Nos últimos momentos, a única preocupação dos velejadores era a proximidade do veleiro Actual, tripulado por Yves Le Blevec e Kito de Pavant, que estava 16 milhas de distância na quinta-feira, mas ficou 80 milhas para trás quando o FenêtréA-Cardinal passou a linha de chegada.
Esta é a segunda vez que Le Roux vence Transat Jacques Vabre pela classe Multi Class 50, mas a primeira no comando do timão. “Vencer como timoneiro é ainda mais doce,” afirmou o velejador após a chegada.
Redação Bombarco
Fonte: Transat Jacques Vabre
Fotos: Jean-Marie LIT/DPPI