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Triton 350HT: conforto e esportividade no Raio-X Bombarco

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Triton 350HT: conforto e esportividade no Raio-X Bombarco

22/01/2021
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O estaleiro paranaense Way Brasil é reconhecido no mercado nacional pela Triton Yachts – marca que há mais de 30 anos produz lanchas de primeira linha em modelos que vão de 23 a 52 pés. Lançada em 2018, a Triton 350 HT é uma embarcação de lazer, que combina conforto com esportividade. O preço atualizado, segundo o estaleiro, é a partir de R$ 750 mil, configurando um ótimo custo-benefício. Evolução de um modelo menor, a nova versão apresenta diferenciais no design e nos espaços, especialmente no casco e no cockpit. Assim como em outros modelos, a Triton Yachts também disponibiliza para o projeto da Triton 350 HT personalização de itens como a pintura do casco, tecidos, acabamentos, além de equipamentos a bordo.

 

O design externo é marcado pelo hard top com teto solar, estilo que dominou as águas nacionais e caiu no gosto do brasileiro. Saídas de ar laterais marcam a assinatura da marca. Janelas e vigias são posicionados na faixa que corta todo o casco, acompanhando a curvatura da cabine e do verdugo. As cores e acabamento utilizados são totalmente personalizáveis, o que deixa cada lancha ainda mais exclusiva.

 

O acesso à proa pode ser feito tanto pelas laterais quanto pelo cockpit. Dois solários dividem o espaço com uma grande gaiuta, mas sem perder o conforto. E ainda sobra uma área para realizar a administração da ancoragem. O guarda mancebo tem boa altura e se estende por toda a zona de passagem, mas também é possível contar com pega mãos.

 

A popa tem 1,45m de profundidade. À bombordo: porta copos e chuveiro de popa. Para a churrasqueira, há a possibilidade de deixá-la separada da plataforma gourmet, que conta com pia, tábua para preparo de alimentos e lixeira - além de um paiol embaixo. O acesso da água é feito por uma escada em diagonal no canto boreste.

 

Passando ao cockpit, a cristaleira, lixeira e chaves ficam acondicionadas na lateral. Dois bancos em L cercam a mesa, e dão espaço para a fácil circulação nos 3,25m de boca e 1,86m de altura da área coberta. Todos os acentos são sobre paióis, o que rende muitas opções para armazenamento. Assim como o design externo, todo acabamento e estofados pode ser personalizado.

 

À bombordo do posto de comando, uma chaise tem localização privilegiada, com boa vista das paisagens e possibilidade de curtir um sol, graças ao hard top retrátil. Os degraus que levam à cabine são em Teca, e um pega mão próximo ao teto ajuda para dar mais segurança. O pé-direito de 1,86m na cabine dá boa sensação de amplitude para quem vai aproveitar a cozinha, com pia, frigobar, bancada e muitos armários. Para confraternizar, a cama de proa vira um sofá em U com uma mesa no centro. Atrás da escada, à meia nau, outra cama de casal recebe os convidados com conforto e muita iluminação natural. Ao todo, 4 aproveitam o pernoite, mas até 12 podem participar das experiências durante o dia. O banheiro segue o mesmo pé-direito da cabine, com armários, pia, vaso e chuveiro completo, com box separado.

 

A casa de máquinas é de fácil acesso, com dois motores de 220 HP a diesel nesse modelo. Por ser de centro-rabeta, conta com isolamento térmico e acústico, para que os sons dos equipamentos não atrapalhem o passeio. Ar condicionado, gerador, boiler e toda parte elétrica é totalmente organizada, o que ajuda muito na hora da manutenção.

 

O posto de comando é outra marca registrada da Triton, com duas fileiras laterais de relógios e mostradores, e ao centro o GPS e outros indicadores de navegação. Botoeiras de controle ficam bem à mão, próximas ao acelerador. A pilotagem pode ser feita tanto em pé quanto sentado, uma vez que em ambas posições a vista é totalmente desobstruída.

 

O teste de navegação foi feito com dois motores Mercury QSD 220 HP a diesel, que demoram um pouco mais para rotacionar na saída, mas são muito potentes. Atingindo velocidade máxima de 33 MPH e 8 segundos de tempo de planeio, a navegação feita nas tranquilas águas da represa de Nazaré Paulista foi eficiente e de respostas rápidas. Nessas condições e motorização, a lancha fez de 0 à 15 MPH em 7 segundos, e de 0 à 25 MPH em 9 segundos.

 

Para ver mais sobre a Triton 350HT, acompanhe Marcio Ishihara direto para o Raio-x do Bombarco:

 

 

Características técnicas da Triton 350 HT

 

Comprimento: 10,85m

 

Boca: 3,25m

 

Peso: aprox 4.000kg

 

Lotação diurna / noturna: 12 / 04 pessoas

 

Combustível / Água doce: 500L/200L

 

Motorização: 2x 250hp a 2x 300hp (gasolina) ou 2x 220hp a 2x 270hp (diesel)

 

Informações do teste

 

Local: Nazaré Paulista/SP

 

Condições na escala Beaufort: 02

 

Pessoas a Bordo no Raio-X: 02

 

Responsável pelo Raio-X: Marcio Ishihara

 

Supervisão: Octávio Monea

 

Motorização do Raio-X: 2 x Mercury QSD 220 HP

 

Peso do Casco: peso sem motor - 4.000kg

 

Rabeta: BRAVO 3x

 

Tanque de água total/no Raio-X: 200l/200l

 

Tanque de combustível total/no Raio-X: 350l/300l

 

Velocidade Máxima: 33 mph

 

Cruzeiro econômico: giros/ milhas

 

Velocidade: 20 mph

 

RPM: 2.500

 

Consumo: 30 a 40l hora os dois motores.

 

Autonomia: 6 a 7 horas

 

Tempo de Planeio: 8 s

 

Medições:

 

0 à 15 mph: 7 s

 

0 à 25 mph: 9 s

 

Redação: Equipe Bombarco

 

Mais informações: www.tritonboats.com.br