Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Trofeo Princesa Sofia: Bruno Prada larga entre os 20 primeiros

Notícias

Trofeo Princesa Sofia: Bruno Prada larga entre os 20 primeiros

02/04/2013
Compartilhar

Na segunda-feira, 1º de abril, os brasileiros Bruno Prada e Jorge Zarif disputaram as primeiras regatas no Trofeo SAR Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha, evento que vale como terceira etapa da Copa do Mundo de Vela. Velejando pela primeira vez numa flotilha com 75 barcos na classe Finn, Prada terminou a primeira disputa em 39º, recuperando 23 posições na segunda, quando obteve o 16º lugar. No geral, Bruno está na 20ª posição, com 16 pontos perdidos. O pior resultado de cada velejador já foi descartado. Zarif conseguiu um 20º e um 19º lugar, ficando com a 23ª posição na classificação geral, com 19 pontos perdidos.

As provas foram disputada em condições desfavoráveis aos velejadores, com mar agitado e grandes ondas. "Foram duas regatas de ventos fortíssimos de até 30 nós. Tive boas largadas e contornei a primeira boia entre os dez primeiros em ambas. Mas acabei virando o barco nas duas, o que comprometeu os meus resultados", disse Prada. Para o segundo dia de competição, o velejador espera que o tempo melhore. "A tendência é que os ventos diminuam e as posições podem mudar bastante. De qualquer forma, independentemente dos resultados, a prova tem sido um ótimo treino", comentou.

A liderança da competição pertence ao francês Jonathan Lobert, sexto colocado na primeira regada e primeiro na segunda.

O Trofeo SAR Princesa Sofía segue o mesmo formato dos Jogos Olímpicos, com dez regatas (duas por dia) e a medal race, que será disputada pelos dez primeiros colocados no sábado, 6. Seis entre os dez melhores velejadores na classe Finn, do ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf), estão na Espanha medindo forças com Prada e Zarif.

Classificação geral da classe Finn após duas regatas:

1.º Jonathan Lobert (França) - 0 pontos perdidos ([6]+0)
2º Giles Scott (Grã Bretanha) - 0 pp (0+[2])
3.º Pieter Pstma (Holanda) - 2 pp (2+[3])
4.º Andrew Mills (Grã Bretanha) - 3 pp (3+[7])
5.º Vasiljz Bogar (Eslovênia) - 4 pp ([8]+4)
20º Bruno Prada (Brasil) - 16 pp ([39]+16)
23º Jorge Zarif (Brasil) - 19 pp ([20] + 19)

Mais brasileiros

Já na classe 49er FX, as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, atuais número 1 no ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF), não puderam fazer sua estreia no Trofeo Princesa Sofia. Por conta dos ventos fortes, que chegaram a 30 nós, a organização achou melhor cancelar as três regatas previstas para o primeiro dia de disputa da classe.

"Não vou dizer que ficamos chateadas, pois com as condições de vento e onda seria fácil quebrar o barco. Além disso, também poderíamos nos machucar, o que seria muito ruim para o resto da competição", disse Kunze.

O primeiro embate entre as líderes do ranking e as neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech, segundas colocadas, ficará para esta terça-feira, 2, se o vento diminuir. Desde que a classe foi admitida no programa olímpico do Rio 2016, as duas duplas participaram de eventos diferentes. As brasileiras competiram nos Estados Unidos, na segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, enquanto as neozelandesas ficaram pela Oceania, disputando a primeira etapa na Austrália. "Não sabemos ainda como vai ser o confronto com as neozelandesas, mas sabemos que as italianas e as dinamarquesas são muito boas também", disse Grael.

Para esta terça-feira a previsão indica ventos um pouco mais fracos, na casa dos 20 nós (36 km/h). De acordo com o programa, deverão ser realizadas três regatas, com largada a partir das 13h (horário local).

 

Redação Bombarco
Fonte: Local da Comunicação e Velassessoria
Foto: Ants Vainsalu