Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiro Cisne Branco participará da primeira regata da Rolex Ilhabela Sailing Week 2011

Notícias

Veleiro Cisne Branco participará da primeira regata da Rolex Ilhabela Sailing Week 2011

27/06/2011
Compartilhar

O charme e a elegância do imponente Cisne Branco poderão ser vistas durante a 38ª Rolex Ilhabela Sailing Week. O maior barco a vela do país dará apoio aos velejadores na primeira regata da competição, que terá 55 milhas náuticas.

No domingo, dia 3, os competidores partem para a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, com a companhia do navio-veleiro, fato raro, já que o Cisne Branco viaja pelo mundo todo representando o país.

Além do Cisne Branco, a Marinha do Brasil disponibilizará para Rolex Ilhabela Sailing Week um navio-patrulha para dar apoio na regata de abertura e um médico embarcado num bote para prestar primeiros socorros em todo o evento. No Yacht Club de Ilhabela, uma ambulância da Med Salva, estará de plantão.

O Cisne Branco

O Cisne Branco chama a atenção pelo tamanho e por sua construção. O quase "navio" tem 46 metros de altura e 76 metros de comprimento.

A embarcação tem ainda 32 velas na cor branca e pode atingir quase 20 milhas por hora. O Cisne Branco foi construído para as comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil.

O veleiro foi construído pelo estaleiro Damen, em Amsterdam, na Holanda, e custou US$ 15 milhões.

A competição

O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE 25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã do dia 3 de julho com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.

A regata que contorna Alcatrazes larga às 9h30 para os barcos das classes S40, ORC 500, 600 e 650, RGS-A, RGS-B, RGS- Cruiser e Beneteau 40.7 e terá 55 milhas náuticas ou cerca de 101 quilômetros.

Os barcos menores - ORC 700, RGS-C, Skipper 21 e J-24 - disputam, a partir das 10 horas, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), enquanto os veleiros da Classe HPE25 largaram, às 9h45m, para o Troféu Renato Frankenthal, em um percurso de 20 milhas (37 km).

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
Edu Grigaitis / Balaio