- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Bombarco Notícias
Outros
27/06/2011
Outros
Veleiro Cisne Branco participará da primeira regata da Rolex Ilhabela Sailing Week 2011
O charme e a elegância do imponente Cisne Branco poderão ser vistas durante a 38ª Rolex Ilhabela Sailing Week. O maior barco a vela do país dará apoio aos velejadores na primeira regata da competição, que terá 55 milhas náuticas.
No domingo, dia 3, os competidores partem para a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, com a companhia do navio-veleiro, fato raro, já que o Cisne Branco viaja pelo mundo todo representando o país.
Além do Cisne Branco, a Marinha do Brasil disponibilizará para Rolex Ilhabela Sailing Week um navio-patrulha para dar apoio na regata de abertura e um médico embarcado num bote para prestar primeiros socorros em todo o evento. No Yacht Club de Ilhabela, uma ambulância da Med Salva, estará de plantão.
O Cisne Branco
O Cisne Branco chama a atenção pelo tamanho e por sua construção. O quase "navio" tem 46 metros de altura e 76 metros de comprimento.
A embarcação tem ainda 32 velas na cor branca e pode atingir quase 20 milhas por hora. O Cisne Branco foi construído para as comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil.
O veleiro foi construído pelo estaleiro Damen, em Amsterdam, na Holanda, e custou US$ 15 milhões.
A competição
O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE 25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã do dia 3 de julho com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.
A regata que contorna Alcatrazes larga às 9h30 para os barcos das classes S40, ORC 500, 600 e 650, RGS-A, RGS-B, RGS- Cruiser e Beneteau 40.7 e terá 55 milhas náuticas ou cerca de 101 quilômetros.
Os barcos menores - ORC 700, RGS-C, Skipper 21 e J-24 - disputam, a partir das 10 horas, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), enquanto os veleiros da Classe HPE25 largaram, às 9h45m, para o Troféu Renato Frankenthal, em um percurso de 20 milhas (37 km).
Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: Edu Grigaitis / Balaio