Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiros do Sul recebe Campeonato Sul-Americano de Optimist 2013

Notícias

Veleiros do Sul recebe Campeonato Sul-Americano de Optimist 2013

11/03/2013
Compartilhar

Entre os dias 21 e 31 de março, Porto Alegre receberá o Campeonato Sul-Americano de Optimist. Com realização do Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA), a competição contará com cerca de 140 participantes de 14 países que chegam à cidade nas próximas semanas: Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, Honduras, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela contarão com representantes na raia do Cristal, no Guaíba.

Criada na década de 1960, o Optimist é uma das classes mais populares da vela por ser o ponto de partida, onde as crianças aprendem a velejar e competir no barco pequeno de proa plana, formato que retém a velocidade e dá segurança.

Integram a classe jovens velejadores com idades entre 10 a 15 anos que passaram por seletivas em seus países para poderem disputar o sul-americano. Em janeiro, foi disputado o Campeonato Brasileiro da classe, no Yacht Club Santo Amaro, na Represa Guarapiranga, em São Paulo. Veja aqui as fotos.

Às vésperas do campeonato, o comodoro Cícero Hartmann comenta sobre o desafio de sediar uma competição de porte continental: “Um campeonato de Optimist desta magnitude exige muita organização e planejamento. Acompanhamos o trabalho e o esforço de nossa equipe esportiva e administrativa desde outubro de 2012. Sem dúvidas o Veleiros do Sul está apto para realizar esse evento. O legado dessa competição será o despertar das crianças para o esporte da vela. Vale a pena conferir a coragem dos pequenos velejadores e torcer pelos nossos "grandes" representantes da Flotilha Minuano, qualificada como a melhor do Brasil em 2013”, orgulha-se.

O campeonato

A disputa terá dois módulos, individual e por equipes:

Individual — OPTIMIST INDIVIDUAL SOUTH AMERICAN CHAMPIONSHIP (ISAM)
Cada país pode inscrever 15 velejadores (com exceção do país sede, o Brasil, que tem direito a 30 velejadores). Serão disputadas 12 regatas e o resultado de uma delas será o descarte. Como a posição conquistada corresponde a pontuação na regata, quem pontuar menos obtém a melhor classificação, (ex: quem chega em primeiro lugar, ganha um ponto, em segundo dois pontos e assim por diante). As disputas ocorrem nos três primeiros e nos dois últimos dias de competição.

Equipes — OPTIMIST TEAM RACING SOUTH AMERICAN CHAMPIONSHIP (TRSAM)
Cada equipe composta de no máximo quatro velejadores e um reserva compete no formato de eliminatória dupla. Serão 16 equipes no máximo, disputando umas contra as outras.

OPTIMIST NATIONS CUP
Disputa paralela por equipes onde competem velejadores de países de fora da América do Sul. As regatas ocorrem paralelamente às regatas do sul-americano em raias separadas.

Programação

20 de março
Chegada das delegações e medição

21 de março
Inscrições e medição

22 de março
Inscrições e medição
Reunião com os team leaders
17h - Cerimônia de Abertura

23 de março
Inscrições e medição
Regata de abertura

24 de março
Regatas (Individual)

25 de março
Regatas (Individual)

26 de março
Regatas (Individual)

27 de março
Regatas (Equipes e Nations Cup)

28 de março
Folga

29 de março
Regatas (Individual)

30 de março
Regatas (Individual)
20h - Cerimônia de encerramento

31 de março
Encerramento

 

Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa do Veleiros do Sul
Fotos: Sílvio Ávila/Divulgação VDS