Logo Bom Barco
Imagem da notícia Velejar é uma lição de vida

Dicas

01/01/1970

Velejar é uma lição de vida

Jorge Ubirajara, 72 anos, é um velejador nato. Apaixonado pela arte de velejar há mais de 40 anos, Jorge é um dos precursores da vela na represa Billings, na região metropolitana de São Paulo, e o maior defensor dela.

A história desse simpático senhor começa há 40 anos, quando, ainda na época do regime militar, criou um movimento de defesa da represa Billings. O objetivo era suplementar a energia para a cidade de São Paulo, juntamente com os rios Tietê e Pinheiros, que por descuido do governo já sofriam com a poluição. O movimento tinha como meta impedir o bombeamento do manancial junto aos dois rios para evitar, assim, sua poluição.

Após 20 anos de luta, a proibição foi conquistada dando início as atividades de lazer e ambientais na represa Billings. A vela foi uma das primeiras atividades a ser realizada na represa. Com isso começou-se a difundir cada vez mais a prática de velejo no manancial.

Anos mais tarde, Jorge ao lado de amigos, que também apreciavam a arte de velejar, criou o núcleo Pró-vela, um trabalho voluntário, que até hoje apoia as pessoas que querem aprender a comandar um veleiro.

Foi por meio do trabalho realizado no núcleo Pró-vela que Jorge foi procurado por Frederico Rizo, um apaixonado pela vela, para criar um projeto que estimulasse crianças carentes a ingressarem no esporte. Daí nasceu o projeto Vento em Popa.

Uma parceria pelo bem

“Há alguns anos fui procurado por Frederico Rizo, campeão brasileiro e sul americano de opmist, que na época ainda era estudante da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para ajudá-lo a realizar o sonho da vida dele: desenvolver um trabalho voluntário, que ensinasse crianças carentes a velejar. Ele conhecia o meu trabalho voluntário no núcleo Pró-vela e tinha muitas idéias para desenvolver o projeto.

No primeiro momento, Fred, tentou vender a idéia do projeto Guarapiranga – represa onde se localiza grande número de clubes de vela do Estado de São Paulo – porém não obteve apoio e não foi concluído. Logo depois, Frederico desenvolveu o projeto Saracura, que teve apoio da Engenharia Naval da USP. Mesmo com os apoiadores o custo da construção do barco era alto e inviabilizava o projeto.

Com ajuda de muitos envolvidos e da Associação de barcos Opmist conseguimos que Jaques Bergamo, maior autoridade brasileira de construção de barco de madeira, desenvolve-se o primeiro barco do projeto, possibilitando que os garotos aprendessem a velejar e mais tarde tornassem campeões.

A partir de então, com muita persistência e vontade de ajudar Frederico Rizo apresentou sua ideia, de ajudar as crianças carentes por meio da vela para os colegas da faculdade que abraçaram a causa e fundaram a Vento em Popa, em 2001. Este ano, a Vento em Popa também realiza projetos em parceria com o programa Navega SP e tem realizado grandes feitos aos futuros campeões.”

A Vento em Popa

“Velejar é o doce oferecido pela fundação. Lá também ensinamos aos alunos a construírem suas embarcações. Durante o curso formam-se pequenos marceneiros, além de ecologistas, pelo contato e observação constante da natureza.

Velejar é uma lição de vida. Quando se está nas águas você tem de tomar decisões. Saber para que lado o vento sopra, como está seu remo. A vida também é feita de decisões. Então, além de ensinar as técnicas da vela, ensinamos também às crianças a serem cidadãs conscientes.”

A fundação Vento em Popa tem sede própria localizada na rua Nove de setembro, 88, Jardim das Gaivotas, em São Paulo.

Para mais informações acesse o site www.ventoempopa.org.br

Bruna Sales para Bombarco

Bombarco

Notícias

Lista VIP
Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá semanalmente atualizações sobre dados de mercado, destaques da semana, informações sobre nossos eventos e promoções

Acompanhe pelas redes

COMPRAR

  • Classificados

  • Catálogo de Barcos

VENDER

  • Anunciar minha embarcação

  • Sou revendedor

  • Gerenciar meu negócio

SERVIÇOS

  • Tabela Bombarco

  • Calculadora

EDITORIAL

  • Vídeo

  • Matérias e notícias

  • Primeiro barco

SOBRE

  • Institucional

  • Por que anunciar?

  • Como anunciar?

  • Planos

  • Termos de uso

  • Política de privacidade

  • LGPD

Bombarco. Todos os direitos resevados

Logo Bombarco

Desenvolvido por Bombarco.