Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race define barco mais barato e seguro para próxima edição

Notícias

Volvo Ocean Race define barco mais barato e seguro para próxima edição

29/06/2012
Compartilhar

A próxima edição da Volvo Ocean Race, que será realizada em 2014 e 2015, está cheia de novidades. Para garantir mais segurança e aumentar o custo benefício, a organização da Volta ao Mundo reduziu o tamanho dos barcos e definiu que apenas um grupo de estaleiros construirá os veleiros para as equipes. Traduzindo, as embarcações passarão de 70 para 65 pés (19,8 metros), serão de design único feito pela Farr Yacht Design, dos Estados Unidos, e construídas por um consórcio de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. O objetivo é aumentar o número de barcos para 10. Hoje, a competição conta com seis (Groupama, Puma, Camper, Telefónica, Abu Dhabi e Sanya).

O anúncio foi feito na última quinta-feira (28), em Lorient, na França, local da penúltima parada desta edição da Volvo Ocean Race, pelo CEO Knut Frostad. "O novo design é de tirar o fôlego. O contrato para construção de pelo menos oito veleiros levará a Volvo Ocean Race para uma nova era. Em todos os nossos 39 anos de história, nunca tivemos medo de seguir em frente e evoluindo. A mudança para um conceito de design único nos confere uma vantagem enorme na hora de planejar as próximas duas edições, além de dar uma garantia de continuidade ao evento".

Na prática, mesmo com tamanho menor, cerca de 1,5 metros, os veleiros não ficarão mais lentos. O novo projeto reduzirá o custo de uma campanha competitiva para menos de 15 milhões de euros (cerca de R$ 38,7 milhões).

O projeto dos novos veleiros prevê a inclusão de vídeo, satélite e produção de conteúdo de última geração, melhorando ainda mais o trabalho desenvolvido Media Crew Member (tripulante de mídia), que existe desde a edição passada. A Volvo Ocean Race nasceu em 1973 e hoje, seu "quartel general" está instalado em Alicante, na Espanha. O Brasil já teve uma equipe na edição de 2005/2006 capitaneada por Torben Grael. O maior medalhista olímpico do País levou o Brasil 1 à terceira posição. Na edição seguinte, o mesmo Torben comandou o Ericsson 4 na conquista do título.

A atual campanha está perto do fim. Neste sábado (30), em Lorient, na França, será disputada a Regata do Porto. Os donos da casa estão na frente pela busca do inédito título da Volvo Ocean Race. A última etapa será em Galway, na Irlanda, no dia 7 de julho.

Resultado acumulado:

1º - Groupama - 219 pontos
2º - Puma - 196 pontos
3º - Camper - 191 pontos
4º - Telefónica - 191 pontos
5º - Abu Dhabi - 122 pontos
6º - Sanya - 44 pontos

 

Veja também:

 

Fonte: ZDL