Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race entra na reta final

Notícias

Volvo Ocean Race entra na reta final

02/07/2012
Compartilhar

Após quase nove meses de competição, a frota da Volvo Ocean Race, campeonato de volta ao mundo em barco à vela, partiu hoje para a última etapa da competição. Os espanhóis da equipe Telefónica, que também leva o brasileiro Joca Signoniri, deixou o porto de Lorient (França) e saiu na frente rumo a Galway (Irlanda). Mas são os franceses do Groupama que podem levar a vitória geral no campeonato se chegarem ao menos em quarto lugar, de um total de seis posições.

O Telefónica havia caído para a quarta posição na classificação geral depois de uma onda de azar na oitava etapa. Além disso, o time terminou a corrida portuária na Bretanha em quarto lugar no sábado, 30 de junho. Neste domingo, a equipe deixou claras as suas intenções já no tiro de largada da nona perna, conquistando uma posição de liderança a 6,5 milhas da costa, ainda no percurso inshore. A última etapa da competição terá 550 milhas até a Irlanda.

Uma manobra inicial agressiva da equipe Camper custou uma penalização e ela foi obrigada a ocupar a última posição na frota temporariamente. No entanto, um brilhante trabalho conjunto conseguiu levá-los para o terceiro lugar no momento em que a frota passava pela última baliza.

Já o Groupama, líder da competição, possui 25 pontos de vantagem sobre as demais equipes na classificação geral e optou por uma abordagem mais conservadora. Ela se manteve atrás dos outros barcos, confiante no fato de que as próximas 48 horas reservam condições que propiciam alta velocidade, o que se adequa perfeitamente ao seu barco. Antes de deixar o porto da cidade natal, o capitão da Groupama, Franck Cammas, disse que estava animado com as previsões, porém consciente da capacidade dos seus rivais.

"As condições não estão tão ruins para o nosso barco, isso é certo, mas o percurso é muito fácil, é quase uma linha reta. Nestas condições, todas as equipes são muito rápidas", disse ele.

Apesar de ter apenas 550 milhas náuticas, esta perna oferecerá alguns desafios para a frota. O primeiro estava previsto para acontecer já na primeira noite, quando as equipes provavelmente se depararam com uma zona de exclusão no extremo noroeste da França. Os times provavelmente cruzarão a zona ao sul, desviando de tráfego marítimo em meio a ventos fortes e escuridão total. Uma frente fria entre a França e a Irlanda poderá tornar as coisas ainda mais interessantes com fortes rajadas de vento e pequenas tempestades.

No final da manhã de segunda-feira, a frota deverá circular o Fastnet Rock, a ponta sul da Irlanda. A partir daí, será uma corrida em linha reta até Aran, um conjunto de três ilhas que delimita a entrada para a Baía de Galway, cujas falésias alcançam 200 metros. O farol de Eiragh, no extremo oeste das ilhas de Aran, aparecerá ao lado esquerdo dos barcos antes que a frota vire em sentido leste rumo à linha de chegada na Baía de Galway, prevista para 07 de julho.

 

Fonte: Volvo Ocean Race
Foto: Ian Roman/Volvo Ocean Race