Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race – Flotilha já está na metade do caminho para Itajaí

Notícias

Volvo Ocean Race – Flotilha já está na metade do caminho para Itajaí

27/03/2012
Compartilhar

A flotilha que disputa a Volvo Ocean Race já estão na metade do caminho para chegar até Itajaí. Segundo as últimas parciais, divulgadas na segunda-feira, 26, o líder Groupama  precisa de mais 3.400 milhas náuticas para chegar ao litoral catarinense. O time francês tem uma vantagem de 40 milhas para o segundo colocado, o Puma, e mais de 200 milhas para o terceiro, o Telefónica. O Camper e o Abu Dhabi seguem mais atrás no trajeto e o Sanya precisou voltar para a Nova Zelândia por conta de problemas no leme.

O percurso pelos mares do sul é um dos mais perigosos, e até o momento, o grupo de veleiros ainda nem chegou ao Cabo Horn, conhecido por ter condições difíceis de navegação. Nesta segunda-feira, 26, a situação no Oceano Austral estava mais tranqüila em comparação com o início da perna que teve o mar mais agitado, no entanto, as ondas chamadas de “monstros” ainda assustam as equipes.

A previsão é que os primeiros barcos cheguem a Itajaí na primeira semana de abril, após 20 dias de travessia entre a Nova Zelândia e a costa de Santa Catarina.

Mutirão “Juntos pelo Rio”

O mutirão “Juntos pelo Rio”, realizado no último sábado, 24, retirou cerca de 5,5 toneladas de resíduos em 25 pontos críticos do rio Itajaí, desde o Rio do Foz até a ponte sobre a BR 101. De todo o material recolhido, quase uma tonelada (875 kg) será reciclada pela COOPERFOZ (Cooperativa de Catadores de Itajaí). O restante dos resíduos que não são recicláveis, 5,4 toneladas, foram levados para o Aterro Sanitário de Itajaí.

O evento faz parte da programação para a chegada da Volvo Ocean Race na cidade e envolveu cerca de 400 pessoas na ação de limpeza. A atividade também teve o apoio de 20 empresas instaladas próximas ao rio, além da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Portonave Terminais Portuários Navegantes e de 12 ONGs. Empresas e instituições da cidade cederam barcos para auxiliar no recolhimento dos resíduos.

A mobilização foi organizada pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) de Santa Catarina e Itajaí Stopover Sustentável.

 

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Yann Riou / Groupama