Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race: Lorient é escolhida como penúltima stopover

Notícias

Volvo Ocean Race: Lorient é escolhida como penúltima stopover

08/04/2013
Compartilhar

Nesta segunda-feira, 8 de abril a organização da Volvo Ocean Race anunciou a última cidade escolhida como stopover da edição 2014-15 da Volta ao Mundo: Loriente, na frança. A cidade será a penúltima parada da regata que terá nove meses de duração e passará por 10 cidades-sede, percorrendo quase 40 mil milhas.

A 12ª edição da Volvo Ocean Race começa no dia 4 de outubro de 2014, quando os barcos disputam a primeira In-port Race (regata do porto) em Alicante, na Espanha. A aventura terminará no dia 27 de junho de 2015, em Gotemburgo, na Suécia, também com uma prova no local.  A distância exata do percurso será de 39.895 milhas náuticas, o que equivale a 73.886 quilômetros.  Os novos barcos de design único, os Volvo Ocean 65, irão passar por condições extremas, como a perna entre Recife (Brasil) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

O CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, disse que o percurso não será dos mais fáceis. "Todos os velejadores certamente vão gostar desse desafio. As condições serão desafiadoras entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos pelos mares do sul. Talvez seja a perna mais difícil dos 40 anos de história da Volta ao Mundo”.

Lorient

A cidade francesa receberá os barcos que sairão de Lisboa (Portugal) em junho. A travessia será curta (647 milhas náuticas) e deverá ser completada em poucos dias. Depois, a flotilha parte para o destino final, na sueca Gotemburgo.

Lorient fica na costa oeste da França e sediou a regata pela primeira vez em 2011-12. A equipe local, batizada de Groupama, venceu a perna e a In-port Race para alegria dos fãs, e o barco francês comandado por Franck Cammas faturou o título da edição passada.

"Lorient é a capital francesa vela e o retorno que tivemos na última regata foi fenomenal para a escolha", disse o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. "A cidade francesa será destaque nessa edição e será um prazer voltar. As pessoas são bem informadas sobre o esporte,” completou.

Frostad descreveu o percurso da Volvo Ocean Race como “um desafio enorme” para os velejadores. "A perna de Recife para Abu Dhabi será uma das mais interessantes. As equipes irão cruzar a linha do Equador por duas vezes, pegando situações diferentes da largada até a chegada. Depois teremos mais desafios, principalmente no contorno do Cabo Horn no caminho da Oceania ao Brasil. De Newport, nos Estados Unidos, a flotilha segue viagem de volta por meio do Atlântico para um sprint final com três paradas fantásticas na Europa,” conta o CEO.

"Será uma mistura perfeita das novas paradas com as antigas. Teremos a estreia de Recife, por exemplo, e as já conhecidas Abu Dhabi, Sanya, Itajaí, Lisboa e Lorient. No percurso vamos passar por cidades com tradição na vela como Auckland e Newport. Além disso, nós teremos um início em Alicante e um final em Gotemburgo. Meu único arrependimento é não navegar em dos barcos," comenta Frostad.

As distâncias

Os novos modelos Volvo Ocean 65 partem de Alicante (Espanha) diretamente para Recife (Brasil) num percurso de 3.421 milhas náuticas. Do nordeste brasileiro, as equipes terão pela frente a maior distância dessa edição: 9.707 milhas náuticas até Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Depois da parada árabe é a vez dos barcos seguirem em direção a Sanya (China). Serão mais 4.670 milhas náuticas.

Como na edição passada, os barcos deixam Sanya em direção a Auckland (Nova Zelândia), enfrentando 5.264 milhas náuticas. A partir da chamada ‘Cidade das Velas’, a flotilha volta ao Brasil, agora para Itajaí, numa travessia de 6.776 milhas náuticas. Da região sul do Brasil, a Volvo Ocean Race segue para a América do Norte pelo Atlântico: para chegar em Newport, Rhode Island (Estados Unidos), serão necessárias 5.010 milhas náuticas. As equipes voltam a atravessar o Atlântico para Lisboa (Portugal) em 2.800 milhas náuticas e depois para Lorient (França). A parte final será até Gotemburgo (Suécia) em 1.600 milhas náuticas.

Relembra a passagem da VOR por Itajái:
Volvo Ocean Race 2012 em Itajaí - sexta feira
Volvo Ocean Race 2012 em Itajaí - sábado

Volvo Ocean Race 2014-15 em detalhes:

Alicante (Espanha):
Regata do Porto: 4 de outubro de 2014
Largada para próximo destino: 11 de outubro de 2014
Distância da perna para Recife (Brasil): 3.421 milhas náuticas

Recife (Brasil):
Regata do Porto: 8 de novembro de 2014
Largada para próximo destino: 9 de novembro de 2014
Distância da perna para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos): 9.707 milhas náuticas

Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos):
Regata do Porto: 2 de janeiro de 2015
Largada para próximo destino: 3 de janeiro de 2015
Distância da perna para Sanya (China): 4.670 milhas náuticas

Sanya (China):
Regata do Porto: 7 de fevereiro de 2015
Largada para próximo destino: 8 de fevereiro de 2015
Distância da perna para Auckland (Nova Zelândia): 5.264 milhas náuticas

Auckland (Nova Zelândia):
Regata do Porto: 14 de março de 2015
Largada para próximo destino: 15 de março de 2015
Distância da perna para Itajaí (Brasil): 6.776 milhas náuticas

Itajaí (Brasil):
Regata do Porto: 18 de abril de 2015
Largada para próximo destino: 19 de abril de 2015
Distância da perna para Newport (Estados Unidos): 5.010 milhas náuticas

Newport (Estados Unidos):
Regata do Porto: 16 de maio de 2015
Largada para próximo destino: 17 de maio de 2015
Distância da perna para Lisboa (Portugal): 2.800 milhas náuticas

Lisboa (Brasil):
Regata do Porto: 6 de junho de 2015
Largada para próximo destino: 7 de junho de 2015
Distância da perna para Lorient (França): 647 milhas náuticas

Lorient (França):
Regata do Porto: data ainda não definida
Largada para próximo destino: data ainda não definida
Distância da perna para Gotemburgo (Suécia): 1.600 milhas náuticas

Gotemburgo (Suécia):
Regata do Porto: 27 de junho de 2015
Distância total da Volvo Ocean Race 2014-15: 39.895 milhas náuticas

Redação Bombarco
Fonte: Volvo Ocean Race
Foto: Volvo Ocean Race