Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race – Sustentabilidade é um dos destaques da parada brasileira da competição

Notícias

Volvo Ocean Race – Sustentabilidade é um dos destaques da parada brasileira da competição

10/04/2012
Compartilhar

A parada brasileira da Itajaí Stopover está a todo vapor. Enquanto as equipes de terra do Puma e do Telefónica fazem os reparos necessários nos veleiros e as tripulações aproveitam a pausa para descansar, a Vila da Regata conta diversas atividades para entreter o público que visitar o local.

Um dos pontos que é destaque na festa é a coleta seletiva de lixo, um das ações do plano de sustentabilidade da parada brasileira da Volvo Ocean Race em Itajaí, o “Itajaí Stopover Sustentável”. Só entre os dias 04 e 07 de abril, quando foi realizada um mutirão de recolhimento de resíduos em algumas das praias da cidade, mais de 3 toneladas de papel e papelão, garrafas PET, vidros e plásticos diversos, alumínio, ferro e outros produtos recicláveis já foram encaminhados para processamento e reaproveitamento.

Na área ao redor do evento foram instalados 60 pares de lixeiras posicionados na parte externa do Centreventos e da Vila da Regata. Outros 40 pares foram instalados no interior do evento, dentro da Feira Náutica, no media center e nos escritórios das equipes. Todos os coletores de lixo são nas cores azul e amarela, para resíduos recicláveis e não recicláveis.

A ação também foi levada para a área de alimentação que funciona na Vila da Regata. Restaurantes, lanchonetes, cozinhas de apoio e ponto de catering das equipes da regata foram preparados para separar os resíduos da forma adequada, já na fase de produção. Para facilitar o descarte do lixo orgânico, bombonas de 50 litros com tampas foram disponibilizadas para todos os estabelecimentos que preparam os alimentos.

Em frente ao pavilhão da Volvo na Vila da Regata também foi montado um centro de reciclagem, onde a Cooperfoz, cooperativa de materiais reciclados parceira da coleta seletiva do município de Itajaí, recebe todos os resíduos gerados pelo evento e separa nas devidas categorias de material reciclado.

O programa de sustentabilidade conta com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Ecosorb, Prefeitura de Itajaí, Fundação Municipal de Meio Ambiente (FAMAI), Porto de Itajaí e da Secretaria de Obras e Serviços Municipais.

Chegada da terceira equipe

O Groupama, o terceiro barco a chegar em Itajaí, deve cruzar a linha de chegada nesta terça-feira, 10, pela manhã. A equipe está utilizando o mastro de fortuna (equipamento utilizado em situações de emergência) depois de sofrer uma quebra no equipamento e, por isso, tem encontrado dificuldades em “andar” rápido. O quarto colocado, o Camper, deve chegar em Itajaí na próxima semana.

Confira a pontuação geral da regata até o momento:

1º - Telefónica  - 147 pontos
2º - Puma - 113 pontos
3º - Groupama  - 107 pontos *
4º - Camper  - 104 pontos *
5º - Abu Dhabi - 55 pontos
6º - Team Sanya - 25 pontos
* Barcos ainda na regata

 

Veja também:

 

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Ronaldo Silva Jr / ASCOM Porto de Itajaí