- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
Volvo Ocean Race – Telefónica erra e Groupama vence a Regata do Porto de Itajaí
Volvo Ocean Race - Em uma regata de tempo fechado, chuva, e muitas mudanças na liderança, o Groupama foi o melhor e venceu a Regata do Porto (In Port Race), realizada neste sábado, 21, em Itajaí. A equipe francesa assumiu a liderança após um erro fatal do Telefónica, que contornou uma boia errada saindo do percurso da prova. Essa foi a primeira vitória do time francês em uma regata portuária desde o início da competição.
A Regata do Porto de Itajaí foi marcada por várias reviravoltas. A primeira delas foi a chuva que causou uma brisa marítima instável, e fez com que o início da prova fosse adiada em 10 minutos.
Às 14h10, quando os barcos partiram, todo o público que acompanhava a prova a bordo de barcos na água ou nos molhes viu a equipe do Puma sair na frente e, segundos depois, sofrer duas penalidades. Enquanto o barco americano dava uma volta de 360º para pagar a infração, a equipe do Camper assumiu a ponta para, em seguida, perdê-la para o Telefónica.
O time espanhol abriu uma boa vantagem, e parecia já estar com a vitória “nas mãos” quando, ao passar pela quarta boia, a equipe errou o trajeto e saiu do percurso da prova. Com o Telefónica lutando para voltar à corrida, o Groupama passou a frente e manteve a liderança até o fim seguido pelo Camper, e pelo Puma, que fez uma excelente regata de recuperação.
Em quarto lugar na prova, o Abu Dhabi aproveitou o final da tarde de hoje para permanecer na água e testar todos os reparos realizados no barco. O veleiro chegou na quinta-feira, 19, em Itajaí transportado por um navio cargueiro e desde então não tinha ido para a água.
Em quinto lugar na regata, o Telefónica viu a vantagem de 22 pontos na classificação geral cair para apenas 16. Após a realização da prova, Joca Signorini, integrante da equipe espanhola, comparou o erro cometido na prova de hoje com marcar um gol contra em uma partida de futebol. “Não tem desculpa, foi um erro muito grande”, declarou.
Amanhã , 22, às 14h, os barcos partem para a sexta perna da competição, que tem como destino a cidade de Miami, nos Estados Unidos. Uma cerimônia especial será realizada na Vila da Regata para a despedida dos velejadores.
Confira como ficou a classificação geral após a In-Port Race em Itajaí:
1 º - Team Telefónica – 149 pontos.
2 º - Groupama Sailing Team – 133 pontos.
3º - CAMPER with Emirates Team New Zealand - 124 pontos
4 º - PUMA Ocean Racing powered by BERG – 117 pontos
5 º - Abu Dhabi Ocean Racing - 58 pontos
6 º - Team Sanya - 25 pontos
Veja as fotos da Regata do Porto de Itajaí
Continue acompanhando a parada brasileira da Volvo Ocean Race aqui no Bombarco.
Juliana Barbosa para o Bombarco
Foto: Bombarco