Sua mensagem foi enviada com sucesso!
XI Regata Preben Schmidt acontece neste sábado, em Niterói

Notícias

XI Regata Preben Schmidt acontece neste sábado, em Niterói

14/12/2010
Compartilhar

A XI edição da regata em homenagem a Preben Schmidt, precursor da família Schmidt Grael na vela brasileira, será realizada no sábado, 18, na Baía de Guanabara. Os irmãos e campeões olímpicos Torben e Lars Grael já confirmaram presença. A regata – sediada pelo Rio Yacht Club/Sailing - é festiva e tem atraído um grande número de participantes a cada ano. O xodó da competição é o Alieen, um veleiro da classe Seis Metros construído em 1912, que é o símbolo da regata que, na verdade, é dedicada a barcos de época.  Hoje, o barco é comandado pelo neto e campeão olímpico Torben Grael.  O veleiro é considerado um dos mais antigos barcos ainda em uso no Brasil.

O Aileen competirá com outros barcos clássicos da família: o Guida, de Lars Grael; o Linnie, de Erik Schmidt e o Barbra, de Axel Schmidt. Os dois últimos velejadores são filhos de Preben Schmidt, tricampeões mundiais da classe Snipe. Foram eles os grandes incentivadores e professores de Torben e Lars nas conquistas dos inúmeros títulos na vela brasileira. O cruzeiro recém-reformado de Torben Grael, o Lady Lou, também está confirmado para a raia.

Quem foi Preben Schmidt?

Preben Tage Axel Schmidt - engenheiro dinamarquês que veio para o Brasil em 1924, transferido pela empresa Christiani-Nielsen.

Chegando ao Rio de Janeiro, radicou-se em Niterói e firmou residência na Estrada Fróes, na orla da Baía de Guanabara, e passou a dedicar-se a vela. Quando ainda vivia na Dinamarca, seu esporte principal não era a vela, mas o hipismo, no qual sagrou-se campeão em competições europeias.

Principais obras no Brasil:

  • Elevador Lacerda, Salvador/BA: em 1930, foi construída a nova torre externa com mais dois elevadores, o passadiço e a reforma geral da estrutura.
  • Cais do Valongo, no Porto de Santos;
  • Ponte sobre o Rio Pinheiros (SP);
  • Cais do Porto de Madre de Deus (BA);
  • Cais do Porto de Rio Grande (RS).


Redação: Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa Projeto Grael
Foto: divulgação