Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Yamaha fornece motores de popa ao projeto Lancha Escola do Ministério da Educação

Notícias

Yamaha fornece motores de popa ao projeto Lancha Escola do Ministério da Educação

25/06/2010
Compartilhar

De um total de cerca de 3.000 embarcações do Projeto Lancha Escolar/Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES ), a Yamaha venceu a primeira e maior licitação já feita no Brasil, cujo fornecimento abrange 600 motores de popa, modelo F90 BETL, de 4 cilindros, 4 tempos e injeção eletrônica, movidos à gasolina, no valor de R$ 15,7 milhões.

As entregas dos motores, que começaram em março deste ano, serão finalizadas em 22 meses.

Os motores de popa F90 BETL da Yamaha ficarão acoplados às lanchas construídas em alumínio com capacidade de transporte para 20 ocupantes (piloto mais 19 estudantes). A fabricação das embarcações será realizada pela Marinha do Brasil, nas cidades de Belém, Natal e Salvador.

Três empresas participaram do pregão eletrônico, que aconteceu em janeiro, para o fornecimento de motores de popa, treinamento e a 1ª revisão, além de itens como capacitação técnica de treinamento de pilotos e de mecânicos, rede de assistência e capilaridade de atendimento às embarcações em todas as regiões atendidas pelo Programa.

As lanchas escolares transportarão alunos do ensino fundamental e médio, que estudam em regime semi-integral. À noite, em distâncias mais curtas, as embarcações atendem também aos cursos noturnos para adultos.

Sobre o F90 BETL
As principais características desse motor de popa, fabricado no Japão, são o seu baixo peso (apenas 172 kg), alta performance e combustão eficiente, esta última devido ao seu duplo comando de válvulas no cabeçote, responsável por oferecer maior potência em menor tempo, além de respostas rápidas de aceleração.

Redação: Bombarco
Fonte: Yamaha
Fotos: Yamaha divulgação