Criar um ambiente chique, harmônico e bonito dentro do barco é um desejo recorrente dos donos de lanchas. E essa atitude não está relacionada apenas com o design, a estética e a sofisticação do ambiente. De acordo com a designer de interiores, Isabella Angeloni, especializada no mercado náutico, a decoração não é um luxo, ela ajuda inclusive na organização e na funcionalidade, tornando a vida a bordo mais prática e prazerosa.
Portanto, qualquer barco, de todos os portes,
novo, seminovo,
usado, antigo, a
motor ou a vela, pode ser decorado, para garantir o melhor aproveitamento a bordo. E as mudanças ou uma possível reforma vão depender do gosto do cliente, do uso que se faz da embarcação e, também, deve-se levar em conta as particularidades da vida a bordo.
Como, em geral, os espaços são reduzidos o local precisa ter uma organização impecável. O que se carrega no barco deve ser somente o necessário e funcional como, por exemplo, toalhas personalizadas, bolsas práticas para guardar protetor solar.
Os materiais precisam ser próprios para o ambiente náutico (antimofo, antichamas) considerando a maresia e a umidade. Também não é indicado ter utensílios em vidro a bordo (apesar de o cristal de titânio ser bastante usado, para as taças de vinho, em barcos de grande porte).
Um item, indicado pela especialista Isabella, é o bordado personalizado para identificação da embarcação e também das cabines. As roupas de cama devem ser sob medida, assim como as toalhas de mesa precisam ter elástico. “Devemos nos lembrar de que no barco tudo pode voar e cair, portanto é legal termos, poucos objetos decorativos e sempre presos ou colados”, explica a decoradora formada pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED), em Design de Interiores.
A troca de revestimentos dos bancos, um piso especial, a capotaria feita com um tecido bacana e próprio para a grande exposição ao sol fazem toda a diferença e deixam o barco com a cara do dono.
A
decoração em barcos é uma atividade ainda nova no Brasil. Alguns
estaleiros têm um departamento próprio que presta o serviço, outros indicam o serviço de profissionais parceiros para a decoração final e montagem do enxoval. Em ambos os casos a decoração é personalizada.
Na foto em destaque veja o antes e o depois da cabine de proa de uma lancha
Intermarine 55 OffShore. Com troca de revestimento e do enxoval foi possível renovar a cabine por completo. Projeto executado pela empresa
Estilo a Bordo, da decoradora Isabella Angeloni.
> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!
Redação Bombarco
Foto: Divulgação