- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Bombarco Notícias
Raio-X
11/02/2021
Raio-X
Azov Z380: lancha offshore nacional acelera forte no Raio-X
A lancha Azov Z380, modelo offshore do estaleiro pernambucano Azov Yachts, foi projetada de olho nos amantes da velocidade que fazem questão de conforto também. Com muita potência, visual com targa invertida e muito espaço de confraternização, ela tem tudo para agradar Brasil afora. E como em todos os projetos da Azov Yachts, segue uma linha de design bem marcante e de padrão internacional nos detalhes e acabamentos. Para quem curte um projeto mais agressivo e esportivo, desenhado para cortes certeiros nas ondas e exibindo um motor responsivo como o de um carro de corrida, a 38 pés pode ser uma excelente escolha: o preço desse belo brinquedo de gente grande está em cerca de R$630.000,00.
O ângulo de proa é bem agudo, feito para navegar em qualquer condição de mar com agilidade e segurança. E é essa proa em forma de bico que ajuda a desenhar a longa linha lateral do casco, seguindo um verdugo bem reto, que deixa a sensação de uma lancha ainda mais extensa. Duas janelas laterais se completam na caída em direção à popa, dando mais esportividade para a lancha. A targa invertida unida ao para-brisa lateral joga com as linhas modernas, imprimindo mais movimento e fluidez no design.
Uma parada estratégica nas águas cristalinas de Pocinhos do Tamandaré, nos arredores de Recife, proporciona a oportunidade perfeita para conferir o funcionamento do fundeck móvel instalado na popa, que tem dois degraus para uso como uma plataforma submergível. Fica demonstrado claramente que o equipamento tanto auxilia na entrada e saída do mar, como oferece uma ótima área de aproveitamento quando somada a grande plataforma de popa – um verdadeiro show à parte. O espaço na popa é todo aberto e descoberto, com local reservado para montar uma churrasqueira. Uma escada para retornar da água e um paiol ainda dividem essa metragem com um belo solário de popa acolchoado, onde é possível acomodar até quatro pessoas.
Embaixo do estofado na popa, com acionamento automático, é possível encontrar a casa de máquinas. Essa localização é pensada para facilitar na hora de trocar ou reparar algum equipamento, evitando dores de cabeça futuras. Com revestimento térmico e acústico, a casa de máquinas pode abrigar com área de sobra diferentes configurações de motorização. Numa das lanchas testadas, que tem suas imagens exibidas no Raio-X durante a inspeção da casa de máquinas, os motores são dois Volvo Penta 280 V6. Já as medições de velocidade, consumo, etc, apontadas nas especificações técnicas abaixo e no vídeo, são relativas a outra lancha também utilizada nos testes, essa com motor Volvo Penta D3 200 HP. E, ainda no mesmo episódio, pode-se conferir a performance da Z380 com dois motores de popa Evinrude 300 HP. No mesmo espaçoso compartimento, vão também quatro baterias, tanque de combustível, bem como cabeamentos estanhados para mais segurança e proteção de qualquer sujeira, assim como 100% codificados.
O acesso ao cockpit é feito a boreste do barco, indo por uma passagem lateral com pega-mão, dando mais firmeza para o navegante, e descendo dois degraus. Um sofá estofado em L contorna uma mesa em teca – mesmo acabamento das outras superfícies dessa área. Outro assento complementar acomoda os convidados ao lado da passagem, também a boreste, onde encontramos uma TV embutida, atrás do banco do piloto. Os acabamentos de revestimento e costura dão ainda mais sofisticação para a embarcação, que oferece 2 m de pé-direito na targa. A bancada de suporte dessa área conta com pega-mão e pia, além de uma ampla cristaleira embaixo. Ao lado, descendo dois degraus, uma outra bancada de apoio conta com geleira, armários e micro-ondas, bem ao lado do posto de comando.
Continuando pelo acesso sentido proa, encontramos uma bela surpresa: um estratégico banheiro. Completo e com 1,8 m de pé-direito, uma vigia proporciona luz e ventilação natural ao interior do ambiente. Subindo outros dois degraus, chegamos à proa, adentrando uma área elaborada para confraternização, com estofados em todo o contorno e uma grande mesa em teca no centro. Nas laterais, duas chaises tem saídas de som e porta-copos bem à mão. Em todo o contorno do encosto, o pega-mão dá muita segurança para quem está curtindo a proa com a lancha em movimento.
O posto de comando tem um bonito painel com um toque de esportividade com um avanço na parte superior, oferecendo uma cobertura de proteção ao sol. Mostradores e botoeiras bem posicionadas facilitam a navegação, assim como toda a tecnologia necessária para navegar com segurança. Porta-copos nas laterais e a bússola centralizada equilibram o visual. Com duas posições de pilotagem, sentado e em pé, a poltrona do piloto garante boa visibilidade, com proteção de para-brisas 180.
Para os amantes de adrenalina, a Azov Z380 é uma ótima opção de lancha, no nível do que se pode encontrar no exterior, mas feita no Brasil. De fácil manejo, a Z380 tem um retorno ágil com muita velocidade. Em todas as manobras feitas manteve a potência e superou as expectativas de uma lancha esportiva. O modelo registrou 4,07s segundos no tempo de planeio e fez de 0 a 15 mph em 2,48s segundos. A velocidade máxima atingida foi de 41,8 mph sem esforço, mas no cruzeiro econômico, faz até 20 mph.
Acompanhe o Raio-x Bombarco realizado na Praia de Guadalupe, em Tamandaré-PE, onde Marcio Ishihara foi conferir de perto toda a velocidade da Azov Z380:
Informações técnicas
Modelo: AZOV 380
Fabricante: Azov Yachts
Condições na escala Beaufort: 03
Pessoas a Bordo no Raio-X: 03
Motorização do Raio-X: Volvo Penta D3 200hp Diesel
Peso do Casco: 3500kg
Rabeta: Duoprop
Ângulo V na popa: 23
Tanque de água total/no Raio-X: 150L / 150L
Tanque de combustível total/no Raio-X: 400L / 350L
Velocidade Máxima: 41.8 mph
Cruzeiro econômico
Velocidade: 20 mph
RPM: 2800
Consumo: 18lts/h
Autonomia: 21 horas
Tempo de Planeio: 4,07s
Medições:
0 à 15 mph:2,48s
0 à 25 mph:6,03s
Mais informações: www.instagram.com/azovyachts/
Redação: Equipe Bombarco