Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ação com mergulhadores retira 45 kg de lixo do entorno da Ilha Queimada Grande

Notícias

Ação com mergulhadores retira 45 kg de lixo do entorno da Ilha Queimada Grande

25/03/2013
Compartilhar

No sábado, 9 de março, foi realizada a primeira etapa do Clean Up Dive de 2013, na Ilha Queimada Grande, um evento para a retirada de lixo e petrechos de pesca perdidos no mar. Cinco barcos e cerca de 30 pessoas participaram da ação no litoral sul de São Paulo e conseguiram retirar 45 kg, dos mais de 200 kg identificados na região. Um nova expedição deve ser agendada para retirar o restante do matéria, pois será necessários uma embarcação com guincho que suporte todo esse peso.

Quem retirou os petrechos de pesca do mar foram mergulhadores profissionais, uma vez que o entorno da ilha tem profundidade, em média, acima dos vinte metros.

Foram realizadas ainda duas atividades com os participante: Oficina de Observação de Aves e Mamíferos Marinhos e Oficina de Mergulho Livre.

A segunda etapa do evento ainda não tem dia marcado em função da previsão do tempo, mas o local será a Ilha da Queimada Pequena, nos mesmos moldes da primeira etapa. As pessoas que participarão já estão inscritas e aguardando oficializar a data do evento.

 

Sobre o Clean up Dive

Foi organizado pelas Unidades de Conservação Federais ARIE Ilhas QG e ESEC dos Tupiniquins / ICMBio-SP, Instituto de Pesca de Santos, Fundação Florestal de São Paulo: Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar e Parque Estadual Marinho Laje de Santos. Contando com o apoio das entidades: Vivamar, Instituto Ernesto Zwarg (IEZ), Instituto de Biociências, Projeto trilha subaquática, COFIT, Prefeitura Municipal de Itanhaém, Associação Comercial de Itanhaém(ACAI), ProMangue, Corpo de Bombeiros de Itanhaém e Guarujá, Polícia Militar Ambiental de Itanhaém, Ecosurfi, AMA Ecoturismo, Instituto Dacnis, NUTECMAR, Marina Maitá, Náutico Clube.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Vivamar
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém