Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Alunas do Projeto Grael vencem nona edição da Regata Elas

Notícias

Alunas do Projeto Grael vencem nona edição da Regata Elas

05/03/2010
Compartilhar

A nona edição da Regata Elas, realizada pelo Clube Naval Charitas, de Niterói (RJ), aconteceu no domingo, dia 7 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8. Com um percurso que seguiu até a Escola Naval, a prova teve participação de 10 barcos que correram nas classes Oceano MV 25, Ranger 22 e J24.

O barco das alunas do Projeto Grael, comandado por Andréa Grael, foram Fita Azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada). Nesta edição, Andréa Grael - estreante na competição - comandou o barco MV 25 São Joaquim e deu aula de vela durante o percurso. Houve um revezamento de posições dentro do barco no meio da prova, para que as alunas pudessem experimentar cada atividade a bordo.

Segundo Andréa, que é acostumada aos pódios de Match Race, tanto feminino quanto ao lado do marido, Torben Grael - maior medalhista olímpico do País, as alunas foram muito bem, porque ganhar uma competição depende de cada um dentro do barco:
"Nunca corri a regata porque eu sempre estava em outro campeonato. Também foi a primeira vez que velejei com uma tripulação do Projeto Grael. Como os ventos estavam moderados (entre 10 e 12 nós), fiz questão de entregar o barco nas mãos das alunas, para que elas pudessem sentir a resposta do MV nas ondas ou em uma manobra, por exemplo", explicou Andréa.

No ano que vem, a Regata Elas será no próprio Dia Internacional da Mulher (8 de março).

O Projeto Grael, dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, oferece 17 cursos gratuitos para este semestre. As aulas, que acontecem em Niterói, Rio de Janeiro, são destinadas às crianças e jovens dos nove aos 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública.

Desde que foi implantado, há doze anos, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, já formou mais de 10 mil jovens da rede pública de ensino.

Mais informações no site www.projetograel.org.br

Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa Projeto Grael
Fotos: Fred Hoffmann