Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Notícias

Brasileiros são os representantes da América do Sul na Grand Final Nations Cup ISAF

28/03/2011
Compartilhar

O Brasil será o representante sul-americano na Copa do Mundo de match race que acontecerá em setembro nos Estados Unidos. O comandante Henrique Haddad na divisão Open e Juliana Senfft na feminina conquistaram a classificação na seletiva Regional da Nations Cup, realizada entre 24 e 26 de março, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Eles derrotaram a Argentina e Peru na rodada final, disputada em série de melhor de cinco regatas.

A seletiva foi muito disputada, mas o melhor ficou para o último dia. Na divisão Open, Haddad derrotou o argentino Juan Grimaldi por 3 a 2 . O brasileiro teve um começo nervoso na final, perdeu a primeira regata e sofreu penalidades em dois matches da série. Mas ele conseguiu “entrar” na disputa e se recuperou. Grimaldi velejou muito bem, mostrando ser um timoneiro experiente.

Na regata decisiva o argentino esteve na liderança, mas tinha um pênalti. Ele conseguiu pagar o 360º no segundo contravento e se manteve à frente. No entanto, logo depois da montagem da bóia Haddad conseguiu tomar a dianteira na perna de popa e não deixou o adversário ultrapassá-lo. Os dois barcos vieram tão próximos que a vitória foi decidida por bico de proa.

Na divisão feminina a comandante Juliana Senfft e suas tripulantes Gabriela Nicolino e Daniela Adler, do Veleiros do Sul, terminaram a seletiva sul-americana invictas, tanto na fase de round robin como na final. Elas venceram por 3 a 0 a equipe peruana lidera por Tania Zimmermann.

Apesar de não terem marcado nenhum ponto na série final, as vice- colocadas fizeram as melhores regatas delas na competição, inclusive ameaçando as brasileiras. A timoneira Senfft ficou entusiasmada com o resultado que serviu de ânimo para sua equipe, após ter ficado em 3º lugar na Pré-Olímpica de Brasília, em fevereiro.

A Nations Cup ISAF, da Federação Internacional de Vela, é a copa do mundo de match race entre nações que se realiza a cada dois anos. Até julho terão mais sete seletivas na Europa, Ásia, África, Oceania, América do Norte e Caribe. A Grande Final será em Sheboygan, nos Estados Unidos, de 13 a 18 de setembro.

Classificação final

Divisão Open
1º Henrique Haddad, Mario Trindade e Victor Demaison (BRA)
2º Juan Grimaldi, Francisco Van Avermaete e Rafael De Martis (ARG)
3º Daniel Mendoza, Giancarlo Polar e Wilfredo Lafosse (PER)

Divisão Mulheres
1º Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Daniela Adler (BRA)
2º Tania Zimmermann, Nathalie Zimmermann e Jimena Gaviño (PER)
3º Martina Silva, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG)

Redação: Bombarco
Fonte: Veleiros do Sul – www.vds.com.br
Foto: Divulgação / VDS