Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Notícias

Classe Star da Pré-Olímpica de Vela 2010 tem Lars Grael e Ronald Seifert na frente

25/02/2010
Compartilhar

Os velejadores venceram a primeira regata no Lago paranoá, em Brasília

Lars Grael e Ronald Seifert venceram a primeira regata, disputada nesta quarta-feira no Lago Paranoá, em Brasília. Os velejadores disputam a classe Star da Pré-Olímpica de Vela 2010, que definirá a Equipe Brasileira de Vela de 2010. No caso do Star, serão levados em consideração também os resultados do Campeonato Mundial de Janeiro, disputado no Rio de Janeiro. Os integrantes da Equipe Brasileira receberão ajuda financeira da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para a campanha olímpica deste ano, visando os Jogos da Inglaterra, em 2012.

"Tudo deu certo para a gente. Acertamos tudo e por isso conseguimos abrir boa vantagem e a vitória", comentou Lars Grael, que conhece muito bem a raia do Paranoá, onde competiu durante muito tempo.

Na mesma raia, Jorginho Zarif obteve a terceira vitória em três regatas na classe Finn, mantendo os 100% de aproveitamento e a condição de favorito. Já na 49er, André Fonseca e Marco Grael não foram bem e perderam a única prova do dia. Como perdeu a primeira regata da competição em razão de protesto feito pelo adversário Rodrigo Monteiro, a dupla da equipe Brasileira de Vela de 2009 está em segundo lugar. Rodrigo e Filipe Novello lideram a classe com cinco pontos perdidos.

Assim como Jorginho Zarif, Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas venceram as três provas disputadas na RS:X e lideram a seletiva com três pontos perdidos.

No 470 feminino, Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan ganharam as duas regatas do dia e somam três pontos perdidos, contra seis de Martine Grael e Isabel Swan. No masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen lideram a classificação com dois primeiros e um segundo lugar (perderam a primeira regata do dia para Tommy Sumner e Felipe Brito).

No Laser, os favoritos continuam não indo bem. A liderança é do brasiliense Rodrigo Mendonça, com seis pontos perdidos. O tetracampeão brasileiro Bruno Fontes ocupa o 11º lugar, enquanto Eduardo Couto, outro favorito, está em 10º. No Laser Radial, a liderança é da paulista Maria Hackerott, que venceu uma regata e chegou em segundo na outra. Adriana Kostiw, uma espécie de professora de Maria e campeã brasileira, está em sétimo lugar, com 13 pontos perdidos.

Match Race - A equipe de Marina Jardim liderança a competição de Match Race, com três vitórias e uma derrota - mesmo desempenho obtido pela equipe de Juliana Senfft, segunda colocada. Os organizadores realizaram o primeiro Round Robin (todas contra todas) nesta quarta-feira. Nesta quinta, serão realizados os "flights" do segundo Round Robin, que definirão as semifinalistas.

Apesar de os problemas com os ventos persistirem nesta quarta-feira, a organização confirmou a realização das regatas de todas as classes desta quinta para às 9 horas. Os "flights" do Match Race Feminino são disputados na raia 1, que fica em frente ao Iate Clube de Brasília. Já as provas de Laser, Laser Radial, RS:X e 470 são realizadas na 2, enquanto as de Star, Finn e 49er ocorrem na 3, mais ao Sul.

O Lago Paranoá é um lago artificial. Foi criado com a construção de Brasília, que completa 50 anos em abril. Lago Sul e Lago Norte, duas das regiões administrativas do Distrito Federal, derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá e tem 40 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 48 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais. De água limpa, muitos peixes e tartarugas podem ser vistos do píer do Iate Clube de Brasília. Nele se encontra a barragem do Paranoá, que produz energia hidrelétrica.

Classificação

Star
1- Lars Grael/Ronald Seifert - 1 ponto perdido
2- César Castro/Afonso Montezuma - 2
3- Fábio Bodra/Arthur Lopes - 3
4- Torben Grael/Marcelo Ferreira - 4
5- Robert Scheidt/Bruno Prada - 5

Laser
1- Rodrigo Carvalho Mendonça - 6 pp (3+2+1)
2- Sérvio Andrade - 14 (9+3+2)
3- João Hackerott - 17 (4+9+4)

Laser Radial
1- Maria Hackerott - 3 (2+1)
2- Mônica Matschinske - 5 (3+2)
3- Fernanda Decnop - 7 (1+6)

470 Masculino
1- Fábio Pillar/Gustavo Thiesen - 4 (1+2+1)
2- Tommy Sumner/Felipe Brito - 7 (3+1+3)
3- Rick Wanderley/Richard Zietemann - 7 (2+3+2)

470 Feminino
1- Fernanda Oliveira/Ana Luisa Barbachan - 3 (1+1+1)
2- Martine Grael/Isabel Swan - 6 (2+2+2)

RS:X Masculino
1- Ricardo Winicki, o Bimba - 3 (1+1+1)
2- Albert Carvalho - 6 (2+2+2)

RS:X Feminino
1- Patrícia Freitas - 3 (1+1+1)
2- Bruno Martinelli - 6 (2+2+2)
3- Patrícia Castro - 9 (3+3+3)

49er
1- Rodrigo Monteiro/Filipe Novello - 5 (1+3+1)
2- André Fonseca/Marco Grael - 6 (3+1+2)

Finn
1- Jorge Zarif - 3 (1+1+1)
2- Henry Boening - 8 (4+2+2)

Match Race
1- Equipe Marina Jardim - 3 vitórias e 1 derrota
2- Equipe Juliana Senfft - 3 vitórias e 1 derrota
3- Equipe Renata Decnop - 2 vitórias e 2 derrotas

Programação

Dia 25 (quinta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 26 (sexta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 27 (sábado)
9h00 - Regatas flotilha / Dia reserva Match Race Feminino

Dia 28 (domingo)
9h00 - Regatas flotilha
16h00 - Hora limite para partida
18h00 - Entrega de Prêmios

A Pré-Olímpica de Vela é patrocinada pelo Bradesco e tem a organização do Iate Clube de Brasília (ICB) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).


Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa ZDL
Foto: Maurício Val / Fotocom